Ásia/Oceania

[Vídeo] Bomba explode atrás de gol e causa pânico em jogo no Iraque

Não há informações sobre o local do jogo, se valia por alguma divisão profissional ou qual o número de feridos. As imagens abaixo, no entanto, são bastante impressionantes. Uma partida de futebol acontecia normalmente no Iraque, até o pânico. Um morteiro cai a poucos metros de um dos gols, o que interrompe imediatamente a peleja. Na sequência, o que se ouve apenas são os tiros de metralhadora. Também não está claro se o ataque foi feito por rebeldes ou algumas das forças de exército que ocupam o país.

A guerra ao terror no Iraque tirou Saddam Hussein do poder e gerou bilhões de lucro à indústria bélica americana. Entretanto, segue causando mais mortes, até pelo vazio político que deixou no país. Os xiitas chegaram ao poder, embora os sunitas tentam retomá-lo a partir da ofensiva do grupo extremista Estado Islâmico, que domina a Síria e ganha territórios no norte do país. Enquanto isso, a ocupação dos Estados Unidos segue sem previsão para terminar. E episódios como este, do morteiro, ou dos 13 garotos mortos pelo “erro” de assistirem a um jogo da seleção, se repetem no país.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo