Título do Jeonbuk retoma domínio sul-coreano na Liga dos Campeões da Ásia
Depois de 10 anos da sua primeira conquista, o Jenbuk alcançou o título da Liga dos Campeões da Ásia. É a volta de um time sul-coreano ao título, depois da conquista do Ulsan Hyundai, em 2012. Em 2013, o Seoul chegou à final, mas acabou derrotado pelo Guangzhou Evergrande.
LEIA TAMBÉM: A torcida do Jeonbuk fez um barulho impressionante no jogo de ida da final da Champions Asiática
Agora, leva a taça graças a um empate no estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain. Na ida, os sul-coreanos venceram por 2 a 1 no sábado. O empate veio de forma dramática. Han Kyo-wan marcou 1 a 0 para o Jenbuk aos 30 minutos do primeiro tempo. O Al-Ain, embora dos Emirados Árabes, conta com um sul-coreano, Lee Myung-joo, que marcou o gol aos 34 minutos. Um gol fundamental, já que os emiratenses precisavam da vitória. E ela poderia ter vindo pelos pés de Douglas, atacante brasileiro, que cobrou um pênalti para fora.
Naquela conquista de 2006, o time tinha os brasileiros Zé Carlos, como titular, o Botti, na reserva. Em 2011, o time ficou perto de chegar novamente ao título, mas a final contra o Al-Sadd acabou em tristeza nos pênaltis, depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal.
Em 2011, a final era em jogo único e foi sorteado que o Jeonbuk, o que tornou a derrota mais dramática. Na época, Lee Dong-Gook foi o artilheiro da competição com nove gols. Ele é um remanescente da época, mas desta vez conseguiu o título.
Desta vez o artilheiro foi Adriano Michael Jackson, do Seoul, com 13 gols. Leonardo, que fez os dois gols do jogo de ida pelo Jeonbuk, foi o artilheiro do time, e vice artilheiro da competição, com 10 gols.
Em 2016, o título do time sul-coreano retoma o domínio do país na competição. São 11 títulos da Coreia do Sul, com outros seis vices. O Japão, segundo colocado, tem cinco títulos. O maior campeão do torneio é o Pohang Steelers, com três títulos. Além do Jeonbuk, Seongnam e o Suwon Bluewings tambéem têm dois títulos cada um.
O Jeonbuk irá disputar o Mundial de Clubes em dezembro, no Japão. O time irá enfrentar o América do México nas quartas de final, no dia 11 de dezembro. O vencedor enfrenta o Real Madrid na semifinal, no dia 15.
Veja como foi o segundo jogo da decisão da Liga dos Campeões da Ásia 2016:
LEIA TAMBÉM: Kim Jong-un tem plano para dominar o mundo: criar jogadores mais talentosos que Messi



