Ásia/Oceania

Atacante volta atrás em aposentadoria de seleção e pode assumir pódio com CR7 e Messi

Português e argentino são os maiores artilheiros da história do futebol de seleções

Sunil Chhetri está de volta. Nome desconhecido para muitos, o atacante de 40 anos desfez a aposentadoria e decidiu retornar à seleção indiana 273 dias após dar um adeus emocionante no estádio de Salt Lake, em junho de 2024.

Terceiro maior artilheiro de seleções em atividade, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, Chhetri é um verdadeiro apaixonado por seu país. Desde que se aposentou, o veterano tem falado sobre o arrependimento que sente quando pensa ou assiste ao time indiano na TV.

O clamor popular, aliado à inoperância ofensiva da Índia, foram determinantes para o retorno. Sem Chhetri, a seleção marcou três gols em cinco jogos, e não ganhou nenhum deles — duas derrotas e três empates. O técnico Manolo Márquez então se voltou para o homem que anotou 49% de todos os tentos da equipe indiana entre 2019 e 2024.

Mesmo depois da aposentadoria da seleção, Sunil Chhetri continuou jogando no futebol de clubes. O atacante defende o Bengaluru, da Índia, desde 2016/2017. Na atual temporada, ele soma 12 gols e duas assistências em 23 partidas.

Chhetri pode alcançar Messi e Cristiano Ronaldo?

Cristiano Ronaldo Portugal
Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa (Foto: Imago)

Com a convocação de Sunil Chhetri à seleção indiana confirmada nesta quinta-feira (6), a artilharia geral do futebol masculino de seleções voltou à pauta no noticiário esportivo. Cristiano Ronaldo é o líder isolado do ranking, com 135 gols marcados

Lionel Messi aparece na sequência: o craque argentino tem 112 bolas na rede. Ali Daei é o terceiro colocado da lista. O atacante atuou entre os anos 1987 e 2007 e fez 109 gols pela seleção iraniana. 

Em quarto lugar, está Chhetri. O interminável homem-gol indiano tem 94 tentos, e precisa de mais 18 para igualar Messi. A missão de alcançar CR7 é um pouco mais complicada, já que a distância é superior a 40 gols. 

Jogadores com mais gols pelas suas respectivas seleções na história

  • Cristiano Ronaldo – 135 gols por Portugal
  • Lionel Messi – 112 gols pela Argentina
  • Ali Daei – 109 gols pelo Irã
  • Sunil Chhetri – 94 gols pela Índia
  • Mokhtar Dahari – 89 gols pela Malásia
  • Ali Mabkhout – 85 gols pelos Emirados Árabes
  • Romelu Lukaku – 85 gols pela Bélgica

Com o veterano à disposição de Manolo Márquez, a Índia volta a campo no dia 19 de março, uma quarta-feira, para enfrentar Maldivas, em um amistoso internacional. Já no dia 25, os indianos recebem a seleção de Bangladesh, pelas Eliminatórias para a Copa da Ásia

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quando Messi e CR7 voltam a campo por suas seleções?

Messi em ação pela seleção argentina
Messi em ação pela seleção argentina (Foto: Imago)

No último domingo (2), o técnico Lionel Scaloni divulgou a lista de pré-convocados da Argentina para os compromissos contra Uruguai e Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Entre os 33 nomes, está o de Lionel Messi, que deve ser confirmado na lista final. 

  • Uruguai x Argentina — 21/03, às 20h30 (horário de Brasília)
  • Argentina x Brasil — 25/03, às 21h (horário de Brasília)

Cristiano Ronaldo, por sua vez, estará com a seleção portuguesa nas quartas de final da Liga das Nações, também neste mês de março. O adversário será a Dinamarca, em jogos de ida e volta. 

  • Dinamarca x Portugal — 20/3, às 16h45 (horário de Brasília)
  • Portugal x Dinamarca — 23/3, às 16h45 (horário de Brasília)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo