Ásia/Oceania

Ronaldo fez três gols, mas linda mesmo foi a assistência de calcanhar para Mané

O Al-Nassr ganhou seu primeiro jogo pelo Campeonato Saudita, em noite de três gols de Cristiano Ronaldo e dois de Sadio Mané

O Al-Nassr ainda tenta se acertar após a chegada de Luís Castro e do caminhão de contratações. A equipe teve sucesso recente em suas empreitadas internacionais, com o título da Copa Árabe de Clubes Campeões e a presença garantida na fase de grupos da Champions Asiática. Porém, o início no Campeonato Saudita ofereceu duas derrotas nas duas primeiras rodadas. Os auriazuis enfim venceram a primeira nesta sexta-feira, e com direito a goleada. Os 5 a 0 sobre o Al-Fateh contaram com o destaque inegável de Cristiano Ronaldo: o craque anotou três gols e ainda deu uma assistência até mais bonita, de calcanhar.

O Al-Nassr vinha com parte de seus reforços recentes no time. Anunciados nesta semana, Aymeric Laporte e Otávio estrearam como titulares. O 11 inicial também reunia Marcelo Brozovic no meio e Sadio Mané na ponta, além de Cristiano Ronaldo – Anderson Talisca, Alex Telles e Seko Fofana não estavam presentes. Do outro lado, o Al-Fateh apresentava um time bem mais modesto, mas com nomes conhecidos. Jason Denayer, Lucas Zelarayán e Cristian Tello estrelavam a legião estrangeira, enquanto Petros era o representante brasileiro aclimatado ao futebol saudita. Slaven Bilic é o treinador.

O Al-Nassr mandou no primeiro tempo, com 70% de posse de bola e 15 a 2 nas finalizações. O gol até demorou a sair, aos 27 minutos. E teve o toque magistral de Cristiano Ronaldo. Num passe de Brozovic, CR7 apenas ajeitou de calcanhar e deixou Mané na cara do gol. Ficou fácil para o senegalês marcar. Ronaldo ampliou o placar aos 38. O cruzamento veio da direita, com Sultan Al-Ghannam, jogador da seleção saudita. O centroavante cumprimentou de cabeça, depois de seis finalizações mal sucedidas anteriormente. Otávio foi outro que se apresentou e tentou bastante, mas não teve precisão nos arremates.

O Al-Nassr fez mais gols no segundo tempo, embora a partida tenha ficado mais aberta, inclusive com duas bolas na trave do Al-Fateh – ambas com Zelarayán. O terceiro gol dos auriazuis pintou aos dez minutos, no segundo de Ronaldo. Abdulrahman Ghareeb escapou no contra-ataque e, com o goleiro fora de posição, rolou para Cristiano Ronaldo só mandar às redes vazias. Ghareeb também deu a assistência do terceiro, num cruzamento da esquerda que Mané definiu de cabeça. Por fim, num contra-ataque durante os acréscimos, Cristiano Ronaldo recebeu mais um presente, agora de Nawaf Boushal, e escorou à meta aberta.

A rodada de sexta no Sauditão

A terceira rodada do Campeonato Saudita foi concluída nesta sexta-feira. O Al-Nassr aparece numa modesta décima colocação, com três pontos. O Al-Fateh figura inclusive acima, com quatro pontos. Já os três primeiros são os outros clubes com investimento maciço do governo. Al-Ittihad e Al-Ahli somam nove pontos, enquanto o Al-Hilal tem sete pontos – à frente de Al-Ettifaq e Al-Taawoun no saldo de gols.

Outras três partidas pelo Campeonato Saudita ocorreram nesta sexta. Treinado por Péricles Chamusca, o Al-Taawoun venceu o Abha por 1 a 0, gol do brasileiro Mateus. Mais tradicional equipe entre aquelas que não têm o apoio direto do fundo soberano, o Al-Shabab empatou por 1 a 1 com o Damac. Já o Al-Fahya ficou no 0 a 0 com o Al Hazem, que teve Vina e Bruno Viana entre os titulares.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo