Ásia/OceaniaMundial de Clubes

O Mundial de Clubes dará outra chance para reconhecermos a grandeza de Hisato Sato

Hisato Sato merecia um pouco mais de consideração na seleção japonesa. Ao longo da última década, o atacante se estabeleceu como um dos grandes artilheiros do futebol japonês. Entre a primeira e a segunda divisão, o veterano de 33 anos soma mais de 200 gols pela liga. E, a partir de 2005, ajudou a elevar o patamar do Sanfrecce Hiroshima. Talvez nenhum outro jogador da J-League tenha desempenhado papel tão decisivo nas últimas quatro temporadas, ajudando a levar os violetas a três títulos do campeonato. E, por mais que já tenha vivido anos melhores, contribuiu para a conquista de 2015 anotando 12 gols, vice-artilheiro da equipe. Um verdadeiro ídolo em Hiroshima.

VEJA TAMBÉM: Douglas, ex-Figueirense, é a esperança do Sanfrecce Hiroshima no Mundial de Clubes

Sato já disputou 31 jogos pela seleção japonesa, mas sua única competição internacional foi a Copa da Ásia de 2007. Quem esperava por uma chance na Copa das Confederações de 2013, principalmente, quando o goleador estava voando, se frustrou. Assim, o grande palco internacional para o veterano segue sendo o Mundial de Clubes. Vencer a J-League e representar o pais-sede no torneio da Fifa também é a chance que muita gente tem para assistir ao camisa 11. Assim como acontecia com Aboutrika, de reconhecer um talento genuíno que está distante dos principais centros do futebol.

A estreia de Sato em Mundiais, aliás, contou com o embate contra o egípcio. O Sanfrecce caiu nas quartas de final de 2012 para o Al Ahly, mas terminou na quinta colocação, graças a Hisato Sato. O atacante anotou três gols naquela edição, terminando empatado com César Delgado na artilharia. Terá a chance de ampliar seus números na nova oportunidade que receberá neste ano, a partir da próxima quinta-feira, contra o Auckland City. Por mais que sua fase recente não seja tão boa, a rara chance também deve ser uma das últimas de sua carreira.

As médias de gols recentes de Sato não são tão impactantes. Só não dá para negar a sua qualidade com a bola nos pés. O atacante possui uma coleção respeitável de golaços ao longo de sua carreira, disputando inclusive o Prêmio Puskás em 2014. Servem para valorizar uma carreira invejável na J-League – em novembro, se tornou o recordista de gols na história da liga, igualando os 157 tentos de Masashi Nakayama. Grandeza que não corresponde às frustrações com a seleção, e o Mundial de Clubes ajudará a ressaltar isso mais uma vez.

Abaixo, uma seleção de cinco grandes gols de Hisato Sato. Vale ver também os que ficaram fora da lista, abrindo e fechando o vídeo:

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo