Nem Cristiano Ronaldo, nem Benzema: Al Nassr e Al Ittihad tropeçam no Sauditão
Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, chegou a abrir 2 a 0 e tomou empate nos acréscimos; Já Al Ittihad, de Benzema, perdeu do Al Ahli
A sexta-feira do Campeonato Saudita teve três dos quatro times financiados pelo governo saudita em campo. Dois deles, muito badalados, tropeçaram. O Al Nassr, que tem Cristiano Ronaldo como grande estrela, saiu vencendo o Abha por 2 a 0, mas tomou o empate nos acréscimos. No outro jogo, o Al Ittihad, atual campeão saudita e time de Karim Benzema, perdeu do Al Ahli, de Roberto Firmino.
Al Nassr domina, abre vantagem, mas Toko Ekambi salva Abha no final
O primeiro jogo do dia teve o Al Nassr atuando em casa começou muito bem diante do Abha. Ainda que o Abha não seja um dos times badalados da liga, tem dois nomes conhecidos: o goleiro Ciprian Tatarusanu, ex-Milan (e que não vem com grande referência, convenhamos) e Karl Tolo Ekambi, ex-Lyon.
No lado do Al Nassr, o número de estrelas é bem maior: tem o zagueiro Aymeric Laporte, ex-Manchester City, o lateral Alex Telles, ex-Manchester United, Marcelo Brozovic, ex-Inter de Milão, Sadio Mané, ex-Bayern e Liverpool, Otávio, ex-Porto, Anderson Talisca, ex-Bahia e Benfica, e, claro, Cristiano Ronaldo, a grande estrela da companhia. E ainda tinha Seko Fofana, ex-Lens, no banco de reservas.
Logo a três minutos, um golaço: Sadio Mané adicionou Cristiano Ronaldo, que deu um lindo passe de calcanhar para Marcelo Brozovic. O croata tocou para o meio onde estava Otávio, que fez a finta e tocou no canto: 1 a 0, aos dois minutos.
O segundo gol veio aos 27 minutos. Sadio Mané recebeu pela esquerda e cruzou para a área, onde Anderson Talisca entrou livre pelo lado direito e marcou com um toque de primeira: 2 a 0.
Parecia que o jogo estava encaminhado para o time amarelo e azul de Riade, mas não foi bem assim. Os mandantes dominavam o jogo, só que aos 32 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Abha. Zakaria Al-Sudani foi atropelado por Otávio e o árbitro Mario Escobar, da Guatemala, apontou a marca da cal. Saad Bguir cobrou e marcou, diminuindo o placar para 2 a 1.
No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto. Cristiano Ronaldo arriscou de fora da área, mas não conseguiu pegar bem na bola. Em um contra-ataque do Abha, Toko Ekambi arrancou pela direita, fez um lindo drible na marcação e finalizou por baixo do goleiro, mas a defesa tirou em cima da linha.
Talisca teve uma boa chance em cruzamento da esquerda, mas tocou de cabeça para fora. O Abha continuava tentando e Toko Ekambi teve outra chance aos 29 minutos, quando recebeu dentro da área, finalizou e o goleiro conseguiu fazer a defesa, mandando para escanteio.
Cristiano Ronaldo tentou outra de fora da área aos 40 minutos, mas o goleiro mandou o chute rasteiro para escanteio. A grande chance mesmo viria aos 42 minutos. Desta vez, Cristiano Ronaldo recebeu do jeito que gosta, na diagonal, em velocidade, com a bola no seu pé direito, em um passe preciso de Seko Fofana. O camisa 7 finalizou cruzado, daquele jeito que já o vimos marcar muitas vezes, mas desta vez ele errou. Chute para fora.
O jogo já passava dos 46 minutos quando Toko Ekambi recebeu pelo meio, fez o drible, ajeitou para o pé direito e soltou um chute bem colocado, no ângulo, para fazer um golaço: 2 a 2 em Riade. Empate que deixa um imenso sabor de frustração para Cristiano Ronaldo e amigos.
Até porque o Al Nassr perde a chance de assumir a liderança do Campeonato Saudita, já que chegou a 19 pontos, três a menos que o Al-Taawoun e um a menos que o Al Hilal, que ainda joga na rodada. O Abha está em 15º, com sete pontos, uma posição acima da zona do rebaixamento.
Não tem Benzema que salve: Kessié foi quem decidiu para o Al Ahli
No segundo jogo do dia, o atual campeão Al Ittihad decepcionou e perdeu em casa para o Al Ahli por 1 a 0, outro dos times escolhidos pelo governo para receber um cheat code e gastar bastante com o dinheiro do PIF, o Fundo de Investimento Público Saudita.
Os dois times levaram a campo suas estrelas. No lado do Al Ittihad, a base campeã com Marcelo Grohe, Igor Coronado e Romarinho teve o zagueiro Luiz Felipe, ex-Lazio, Fabinho, ex-Liverpool, N’Golo Kanté, ex-Chelsea, e Karim Benzema, ex-Real Madrid.
No lado do Al Ahli, o goleiro Edouard Mendy, ex-Chelsea, Roger Iabñez, ex-Roma, Gabri Veiga, ex-Celta, Franck Kessié, ex-Barcelona, Riyad Mahrez, ex-Manchester City, e Roberto Firmino, ex-Liverpool.
Logo a oito minutos, Kessié balançou a rede do Al Ittihad, mas estava impedido e o gol foi anulado. Benzema teve chance aos 11 minutos, recebendo passe de Romarinho, mas desperdiçou em um chute cruzado defendido por Mendy.
O único gol do jogo foi marcado aos 31 minutos, em uma jogada que começou com Riyad Mahrez pela direita, levantando para a área, Firas Al-Buraikan ajeitou de cabeça e Kessié chegou finalizando de primeira para colocar no canto, fora do alcance de Marcelo Grohe: 1 a 0.
Aos 43 minutos, Kanté arrancou pelo meio com liberdade, foi até a área e finalizou para fora. Não é bem a especialidade do volante francês, embora a jogada tenha sido ótima. Nos acréscimos, Kanté tocou para Benzema dentro da área e o atacante teve a chance, tocou colocado no canto, mas a bola tocou na trave.
No começo do segundo tempo, Igor Coronado fez um lindo passe para Benzema, que tocou para o meio onde estava Romarinho. O brasileiro chegou pegando de primeira, mas Mendy fez a defesa.
O lance mais perigoso do Al Ittihad veio aos 25 minutos. Benzema aproveitou uma bola que sobrou na área, depois de uma furada de Muhannad Shanqeeti, e tocou com categoria, por baixo do goleiro, no que seria o gol de empate. Seria, porque a revisão no VAR anulou o lance por uma falta. O Al Ittihad ainda tentou com Kanté, em um chute cruzado, aos 39 minutos, mas não teve jeito: a vitória foi mesmo do Al Ahli.
Os dois times estão muito próximos na tabela. O Al Ittihad tem 19 pontos, em quarto, mesma pontuação do terceiro colocado Al Nassr e do Al Ahli, que também tem o mesmo número de pontos, em quinto.