Ásia/Oceania

Liga dos Campeões da Ásia já define os primeiros classificados aos mata-matas

A quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia trouxe diversas definições. O Grupo E da competição, por exemplo, já tem delimitado seus classificados para as oitavas de final com uma rodada de antecedência. O vice-campeão da última edição do Mundial de Clubes, o Kashima Antlers disputa o primeiro lugar da chave com o Muangthong United, da Tailândia, que vem surpreendendo e conseguiu a classificação para as oitavas pela primeira vez. Os outros grupos ainda estão indefinidos, mas alguns times já conquistaram o passe para a próxima etapa em busca do título asiático.

VEJA TAMBÉM: Com cinco títulos em 15 anos, Pachuca volta a reinar soberano na Concachampions

Dos participantes que representam a China, o Shanghai SIPG (de Elkeson, Oscar e Hulk) se garantiu nas oitavas nesta quarta-feira, após a vitória por 4 a 2 sobre o Seoul, em casa. Inclusive, os dois últimos brasileiros mexeram no placar, cada um uma vez. O Shanghai SIPG está no Grupo F com 12 pontos, o mesmo número que tem o Urawa Red Diamonds, do Japão. Ambos carimbaram o passaporte à próxima etapa. Outro chinês que está classificado é o Jiangsu, líder inalcançável do Grupo H, o qual divide com o lanterna Gamba Osaka, do Japão, o Adelaide United, da Austrália, e o Jeju United, da Coreia do Sul.

O Guangzhou Evergrande, por sua vez, ainda tem uma ponta de dúvida em relação ao seu futuro no torneio, embora já esteja com a classificação encaminhada. O time comandado por Felipão massacrou o Eastern SC, de Hong Kong, na última terça-feira. Goleada por 6 a 0 construída com mão de Paulinho, Alan e Ricardo Goulart. Porém, o adversário é o lanterna da chave, e a briga que interessa está entre o Guangzhou, o Suwon Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, e o Kawasaki Frontale, do Japão. A equipe chinesa soma nove pontos, enquanto a sul-coreana e a japonesa, respectivamente, têm oito e sete pontos. A disputa perdurará até a última rodada.

Por falar em Guangzhou Evergrande, o clube pode sofrer punição devido a uma faixa exibida por sua torcida no duelo ante ao Eastern SC. “Aniquilar os cães britânicos, extinguir o veneno da independência de Hong Kong”, dizia a mensagem, expondo a posição contrária dos torcedores chineses ao movimento separatista de Hong Kong. A Confederação Asiática de Futebol (AFC) está julgando o ocorrido e deve sancionar o time. É importante lembrar que Hong Kong é parte da China – ainda que tenha autonomia – desde 1997, quando deixou de ser uma colônia britânica.

Voltando ao futebol, outro time que já está nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia é o Lekhwiya, do Catar. Campeão do Campeonato Catariano de 2016/17, participa da Champions da AFC pela quarta vez e figura no Grupo B. Na terça-feira, venceu o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, por 3 a 1, que foi o que o garantiu na próxima fase do torneio. No Grupo A, que também é composto por equipes do Oriente Médio e do Uzbequistão, está tudo em aberto. Os uzbeques do Lokomotiv Tashkent, os iranianos do Esteghlal, os sauditas do Al Taawoun e os emiratenses do Al Ahli ainda brigam por vagas na fase eliminatória.

Times já classificados para as oitavas de final, com uma rodada antes do fim da fase de grupos: Lekhwiya, Al Ain, Al Hilal, Muangthong United, Kashima Antlers, Urawa Red Diamonds, Shanghai SIPG e Jiangsu FC.

Mostrar mais

Nathalia Perez

Jornalista em formação trabalhando a favor de um meio esportivo mais humano. Meus heróis sempre foram jogadores de futebol, mas hoje em dia são muito mais heroínas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!