Ásia/Oceania

Jogador morre ao ser atingido por raio dentro de campo

Caso aconteceu na Indonésia no último sábado (10); o atleta chegou a ser socorrido antes de ter a morte confirmada pelo hospital

No último sábado (10), o jogador Septain Raharja, do FBI Subang, foi atingido por um raio enquanto disputava uma partida amistosa contra o 2 FLO FC, no Estádio Siliwangi, em Bandung, cidade da ilha de Java, na Indonésia. O atleta de 35 anos chegou a ser atendido e levado ao hospital, mas não resistiu. A informação foi divulgada pelo site de notícias local PRFM News.

De acordo a mídia indonésia, após o impacto do raio, apesar de estar com a camisa rasgada, o jogador ainda respirava enquanto estava caído no chão. A partida foi posteriormente interrompida enquanto os outros companheiros vieram a seu auxílio. Ele foi levado ao hospital, onde teve a morte confirmada horas mais tarde.

*Alerta de gatilho: este texto contém cenas fortes para pessoas sensíveis*

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o exato momento em que a descarga elétrica atinge a vítima dentro do gramado do estádio. Na sequência, equipe de socorristas do estádio tentou prestar atendimento inicial. É possível ver na imagens que um segundo jogador fica caído no gramado após o impacto, mas foi somente pelo impacto, uma vez que ele não sofreu nenhuma lesão física.

– Houve um primeiro, mas atingiu apenas o solo. Depois de alguns segundos, o segundo atingiu-o – contou Dara, esposa de Raharja, a uma emissora local.

Esta não é a primeira vez que este tipo de tragédia acontece na Indonésia. Há alguns meses, também na ilha de Java, um menino de 13 anos foi atingido por um raio num campo de futebol das categorias de base. Ele teve uma parada no local, mas conseguiu ser reanimado no hospital.

Jogador morreu no Paraná após ser atingido por raio no ano passado

Em dezembro de 2023, um jogador de 21 anos, identificado como Caio Henrique de Lima Gonçalves, também morreu após ser atingido por um raio, no Estádio Municipal José Eleutério da Silva, em Santo Antônio da Platina. O jovem recebeu a descarga elétrica enquanto disputava uma partida da Copa do Sul do Paraná, pelo União Jaiirense.

Outros seis jogadores que estavam próximos da área atingida também ficaram feridos pelo impacto. Segundo o diretor municipal de Esportes da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Marcos Noveli Ferreira, chovia forte no momento da jogo. Dos feridos, cinco foram internados e permaneceram algumas horas em observação até estarem totalmente fora de risco. Um deles, em estado mais grave, foi levado para o Hospital Regional da cidade e passa bem.

A Prefeitura de Santo Antônio da Platina lamentou o ocorrido e prestou condolências aos familiares da vítima

– Estamos empenhando todos os esforços para que os atingidos (feridos) tenham o melhor atendimento possível – escreveu.

Vale ressaltar que esse não foi o único caso de mortes envolvendo futebol e raios no Brasil. Em 2022, o árbitro Valdinar Rodrigues de Jesus morreu, aos 49 anos, numa situação bem parecida. Ele foi atingido por um raio durante um jogo da Copa Cidade Jatobá do Piauí, na cidade Capitão de Campos.

Este fenômeno tem sido constantemente alertado pelo Corpo de Bombeiros nos últimos anos devido à instabilidade climática. Em casos de temporais, as partidas podem até ser interrompidas pelas autoridades por conta do alto risco.

Botão Voltar ao topo