Japão se retira oficialmente da Copa América

Os desastres naturais que vitimaram o Japão provocaram mais uma consequência para o futebol do país. Nesta segunda, a federação de futebol do país anunciou que não disputará a Copa América, no mês de julho, em razão do tsunami ocorrido no mês de março.
A decisão foi comunicada pelo presidente da federação, Junji Ogura, em entrevista ao mandatário da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz, em reunião na cidade paraguaia de Luque. “A prioridade, neste momento, é continuar salvando vidas e reconstruir o país, após o terremoto e o tsunami”, explicou Ogura, após a reunião.
A Conmebol não quis confirmar convite a outro time, para substituir os japoneses. Segundo Nicolás Leoz, haverá um encontro com as confederações que formam a entidade sul-americana para discutir o assunto. “A Conmebol tomará a decisão final baseada no consenso dos seus membros”, disse o porta-voz da entidade, Néstor Benítez.
O Japão estaria no Grupo A da Copa América, com Colômbia, Bolívia e Argentina. Havia a possibilidade de ser enviado um elenco de jovens para a competição. Antes, os nipônicos já haviam jogado o torneio, na edição de 1999.



