Ásia/OceaniaCopa do MundoEliminatórias da Copa

Guam conseguiu primeira vitória na história das eliminatórias com este gol bizarríssimo

A seleção de Guam existe apenas desde 1975 e, desde então, passou longos e diversos hiatos sem disputar partidas. A última que havia jogado antes desta quinta-feira, por exemplo, havia sido em 2003: derrota por 5 a 0 para a Mongólia pelas eliminatórias da Copa da Ásia. Voltou a campo apenas agora, 12 anos depois, e de quebra conseguindo um resultado histórico: 1 a 0 sobre o Turcomenistão, a primeira vitória em um jogo de eliminatórias de Copa do Mundo. Alcançou o topo do Grupo D, da segunda fase classificatória. E o gol, o primeiro em 16 anos, não poderia ter sido mais bizarro.

VEJA TAMBÉM: Técnico Larsson coloca-se em campo durante amistoso e mostra que ainda tem faro de gol

Aos 14 minutos do primeiro tempo, após cobrança de lateral de Ryan Guy, que jogou para a área para esperar e ver o que acontecia, a bola quicou no gramado artificial do Estádio Nacional de Guam, em Tamuning, o zagueiro Serdar Annaorazov foi afastar e acabou mandando contra a própria meta. Dali em diante, o desafio foi segurar a vantagem mínima. Colocando mais em perspectiva, a missão cumprida foi ainda mais especial considerando que os últimos dois jogos em eliminatórias para Copa do Mundo, disputados em 2000, acabaram em derrotas da seleção guamesa por 16 a 0 para o Tadjiquistão e por 19 a 0 para o Irã. O gol desta quinta merecia uma placa. Que pena que provavelmente o zagueirão turcomeno não aceitaria a “homenagem”.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo