Ásia/Oceania

Fifa bane envolvidos em escândalo na China

A Fifa anunciou que 58 envolvidos no esquema de manipulação de resultados na China tiveram suas penas estendidas e estão banidos do esporte. Antes, a punição valia apenas na China.

A Federação de Futebol Chinês anunciou, em seu Comitê Disciplinar, que deu suspensões de cinco anos a 25 pessoas e outros 33 foram banidos de qualquer atividade esportiva pelo resto da vida, depois de investigações por manipulação de resultados no futebol do país.

“O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa estendeu as sanções para o mundo todo”, diz um comunicado da entidade que faz a gestão do futebol mundial. “Ao tomar essas medidas, a Federação Chinesa de Futebol enfatizou o seu comprometimento em acabar com todas as formas de manipulação de resultados e corrupção no jogo. A Federação Chinesa montou uma força especial com membros do seu comitê disciplinar em março de 2012 para fazer recomendações baseadas nas investigações”, diz ainda o comunicado da Fifa.

A Fifa tem divulgado ações contra a corrupção, depois da agência europeia anti-crime, a Europol, divulgou um relatório que anunciou 680 partidas suspeitas de terem sido manipuladas por um grupo criminoso de Singapura.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo