Ásia/OceaniaCopa da Ásia

Austrália superou o nervosismo da estreia e fez o que se esperava: atropelou

A Austrália tinha uma grande responsabilidade nesta sexta-feira, na estreia da Copa da Ásia. É a primeira vez que o país sedia a competição, desde que passou a integrar a AFC, a confederação asiática. Contra o Kuwait, em Melbourne, o time não decepcionou. Venceu por 4 a 1 e deixou a torcida animada para o resto da competição.

LEIA TAMBÉM:
– 10 motivos para acompanhar de perto a Copa da Ásia de 2015
– Por que o Japão é o favorito a conquistar a Copa da Ásia

É bom lembrar que a Austrália é uma seleção que passa por uma transição. Desde a Copa do Mundo de 2006, quando caiu no grupo do Brasil fez ótima campanha, que parou nas oitavas de final contra a Itália por causa de um pênalti que não aconteceu, os australianos tentam achar novamente o caminho. Foram às Copas do Mundo de 2010 e 2014, mas em nenhuma delas pareceu competitiva o suficiente para repetir 2006. Conta com Tim Cahill, meia-atacante do New York Red Bulls, que é a principal referência do time. Ele foi um dos comandantes do time na vitória desta sexta-feira.

A estreia, porém, começou com o tradicional nervosismo do time da casa. O Brasil sentiu isso na Copa de 2014, naquele nervoso jogo de estreia contra a Croácia, e os australianos também sentiram a pressão nos primeiros minutos. Assim como o Brasil, a Austrália tomou um gol que tornou a tarefa mais difícil. Aos oito minutos de jogo, Hussain Fadhel marcou de cabeça após um escanteio e marcou o primeiro gol da Copa da Ásia.

O nervosismo amenizou quando Cahill empatou o jogo e colocou o time no seu curso novamente. Ele aproveitou uma boa jogada pela direita para marcar como um típico centroavante, posição que o camisa 4 joga quando atua pela seleção.

Aos 44 minutos, a Austrália arrancou o gol da virada de cabeça. Cruzamento do lateral direito Franjic para a área e Luongo marcou. No Segundo tempo, veio a tranquilidade para os torcedores. Aos 17 minutos, o meio-campista Jedinak, um dos mais experientes do elenco, marcou de pênalti. Quando o placar já estava definido, nos acréscimos, Troisi fechou o placar, já aos 47 minutos.

Neste sábado, a Copa da Ásia terá a estreia da Coreia do Sul, que enfrenta Omã em Canberra pelo Grupo A, o mesmo da Austrália. Jogam também Uzbequistão x Coreia do Norte, em Sydney, e Arábia Saudita x China, em Brisbane, ambos pelo grupo B. No domingo, as estreias dos times do Grupo C, Emirados Árabes Unidos x Catar em Canberra e Irã x Bahrein, em Melbourne. A Austrália volta a campo na terça-feira, dia 13, contra Omã, em Sydney.

Assista aos gols da partida:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo