América do Sul

Olhar sul-americano: Santiago Castro, a joia bruta que pode se tornar um ‘9’ de elite

Ainda muito jovem, Santiago Castro tem números tímidos no Vélez, mas se tratando do futebol de um garoto, outros fatores precisam ser considerados

O período de férias do futebol brasileiro é marcado por especulações, negócios e frustrações, tantas, que muitas vezes alguns nomes desconhecidos para parte dos torcedores surgem nas pautas das equipes. Pensando nisso, a Trivela se uniu ao especialista em futebol sul-americano Michael Vinícius (@mikezfps) para apresentar alguns jogadores que se destacam nos campos da América do Sul e que podem, muito bem, pintar em equipes do Brasil. E após Tadeo Allende, do Godoy Cruz, e Ulises Sánchez, do Belgrano, chegou a vez do primeiro atacante apresentado: Santiago Castro, a joia do Vélez Sarsfield.

Santiago Castro nasceu em 18 de setembro de 2004, em Buenos Aires, na Argentina, sendo um atacante destro de apenas 19 anos. Apesar de centroavante, o camisa 18 não é um grandalhão, tendo ele 1,79 m. Mesmo com a pouca idade, o jogador já é um destaque do Vélez, clube que defendeu durante toda a sua vida.

As oportunidades de Santi Castro no time principal vêm crescendo ano após ano e ainda que não seja um titular absoluto, o jogador, que estreou como profissional em 2021, tem começado as partidas cada vez mais. As chances mais frequentes podem ser explicadas por dois fatores, o talento do atacante e o mau momento financeiro do Vélez, que brigando contra o rebaixamento no Campeonato Argentino, se viu obrigado a se desfazer de seus veteranos e dar uma atenção maior aos crias de suas categorias de base, onde sobra talento atualmente.

Para se ter ideia, o Vélez foi campeão com sobras do Torneo Promoción 2023, que é o principal campeonato de base do futebol argentino. O Fortinero, como é conhecido o clube de Buenos Aires, fez uma campanha espetacular, com 21 vitórias, cinco empates e uma única derrota, em 27 jogos disputados.

Mas como dito anteriormente, Santiago Castro integra o grupo profissional do Vélez desde o fim de 2021, tendo estreado quando tinha apenas 16 anos de idade. Seu talento acima da média explica as chances recebidas tão rapidamente. A ascensão do jogador foi tão rápida que em 2022 já era figurinha carimbada em praticamente todas as partidas do Vélez, saindo do banco de reservas.

Apesar de atuar bastante, o jogador teve números tímidos, algo a se esperar para um primeiro ano definitivo no profissional. Entretanto, fez um bom Torneio de Toulon pela Argentina, marcando 2 gols e anotando uma assistência em 4 jogos.

Números de Santiago Castro em 2022:

  • 36 jogos
  • 4 gols
  • 2 assistências

Santiago Castro ganha ainda mais espaço no Vélez

Mesmo o ano de 2023 tendo começado cheio de expectativas para o jovem, as oportunidades como titular ainda eram poucas. Santi disputou 21 partidas, sendo a maioria esmagadora delas saindo do banco de reservas, anotou um gol e deu uma assistência.

Vivendo uma crise futebolística e financeira, o Vélez se viu obrigado a se desfazer de duas de suas grandes referências ofensivas: Lucas Pratto (se transferiu para o Defensa y Justicia) e Lucas Janson (se transferiu para o Boca Juniors). Com a saída dos veteranos, a expectativa era de novos ares e também de maiores oportunidades para Santi Castro.

A primeira sequência no time principal apareceu e até agora soma números excelentes, com 12 jogos disputados como titular e cinco gols marcados.

Números de Santiago Castro em 2023:

  • 35 jogos
  • 7 gols
  • 1 assistência

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Estilo de jogo de Santiago Castro

Michael Vinícius classifica Santiago Castro como um centroavante moderno. O jovem se vale de ontensa movimentação, com participação na criação das jogadas e uma boa leitura de marcação ofensiva. O centroavante reúne características que casam com o atual momento do futebol europeu. Tudo isso com apenas 19 anos. Para aqueles que gostam de uma boa comparação, seu estilo lembra muito o do icônico centroavante colombiano Falcao García.

Pontos fortes:

  • Finalização
  • Velocidade
  • Movimentação
  • Posicionamento
  • Confiança
  • Pé não dominante

Pontos fracos:

  • Físico
  • Jogar de costas pro ataque

Michael entende que Santi Castro teria mais facilidade de se destacar em times que optam por marcação alta, jogo apoiado e transição rápida. Por outro lado, imagina que o jogador encontre problemas em equipes que optam pelo estilo bola longa, jogo aéreo e de transição lenta.

Mapa de calor da temporada de Santiago Castro, atacante do Vélez Sarsfield
Mapa de calor da temporada de Santiago Castro, atacante do Vélez Sarsfield – Foto: Sofascore/Reprodução

O analista acredita que uma eventual transferência para o futebol brasileiro seria importante para Castro atuar num nível maior de competitividade, disciplina tática e nível de pressão. Michael entende que um jogador como ele precisa ir logo para um mercado grande, pois assim terá mais possibilidades de começar a despontar como o grande jogador que promete ser.

O ambiente com pouca pressão do Vélez ajuda muito os jovens a jogarem bem, o que é um mérito, mas ele já está pronto para alçar voos maiores e enfrentando a pressão do futebol brasileiro, além do alto nível técnico encontrado no país, castro seria testado como ainda não foi em sua curta carreira.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo