O Liverpool de Montevidéu renova os créditos de seu ótimo trabalho com a conquista do Apertura Uruguaio
O Liverpool é um dos clubes de melhor administração do Uruguai e leva seu quarto título em três anos
O Liverpool de Montevidéu ganhou muita força dentro do Campeonato Uruguaio durante os últimos três anos. Os negriazules começaram sua série de glórias em 2019, com o título do Torneio Intermédio, que depois ajudaria a encaminharem a Supercopa do Uruguai. Em março de 2021, a equipe faturou o Torneio Clausura de 2020. Já neste final de semana, seria a vez de comemorar o Apertura 2022. Numa edição em que a dupla de ferro do país patinou, o Liverpool pegou embalo na reta final para surpreender. Foram seis vitórias e um empate nas últimas sete rodadas, que permitiram ao time saltar da quarta posição para a liderança. Então, na rodada final realizada neste domingo, a vitória por 1 a 0 sobre o Fénix bastou para que os negriazules conquistassem mais uma vez os torneios curtos, com uma vantagem de quatro pontos na primeira colocação. Com isso, se garantem na fase final da liga.
O Liverpool possui uma longa história no Campeonato Uruguaio, mas as taças são bem recentes. Os negriazules estrearam na primeira divisão em 1920, mas nunca tinham conquistado um título de elite até 2019. A era vitoriosa realmente se abriu com o troféu do Torneio Intermédio, uma competição para preencher a intertemporada no Uruguai, mas que já representava bastante ao modesto clube. Na época, seu treinador era Paolo Pezzolano, atual comandante do Cruzeiro. Antigo ídolo nos tempos de jogador, seria ele o responsável por uma revolução em Belvedere. Não pararia por aí, mesmo com a saída do técnico.
A conquista do Clausura 2020 veio sob as ordens de Marcelo Méndez, que deu continuidade ao estilo de Pezzolano. As limitações do elenco não impediam o Liverpool buscar o protagonismo dentro de campo e oferecer um tipo de jogo mais técnico. E tais ideais se notam também no atual comando, de Jorge Bava. O treinador de apenas 40 anos defendeu os negriazules em diferentes passagens como goleiro. Trabalhou tanto com Pezzolano quanto com Méndez, inclusive usando a braçadeira de capitão em Belvedere. Virou uma escolha natural para a casamata em junho de 2021, quando Méndez se mudou ao futebol mexicano, e conseguiu manter a lista de feitos sem abdicar dos princípios.
O Liverpool ficou na quarta colocação do Apertura 2021, mas caiu de nível no Clausura e acabou em 13°. Mesmo assim, a diretoria bancou o treinador e os resultados foram colhidos neste Apertura de 2022. Os Negriazules começaram a campanha surrando os recém-promovidos Defensor e Albion, antes de um empate com o Nacional. Depois, perderam para Danubio e Maldonado, o que jogou a equipe para a sétima posição. Todavia, a regularidade depois disso valeu o sucesso. O Liverpool venceu oito de suas últimas dez partidas, só perdendo mesmo para um cambaleante Peñarol. A ascensão permitiu que o time galgasse posições e assumisse a liderança a duas rodadas do fim. Não deixaria a taça escapar, contra frágeis Cerro Largo e Fénix. O Nacional ainda chegou em segundo, quatro pontos atrás, enquanto o Peñarol ficou apenas em quarto.
Entre os destaques do Liverpool está o centroavante Gonzalo Carneiro, que não deixou saudades no São Paulo, mas anotou gols importantes no Apertura – incluindo o que valeu o título. No entanto, muito mais importante é o trabalho das categorias de base. Dentre os titulares na partida decisiva, seis deles saíram das próprias canteras negriazules. Na ausência do capitão Hernán Figueiredo, a braçadeira ficou com o volante Fabrício Díaz, de apenas 19 anos – que é cotado inclusive para a seleção principal. Dos 15 atletas que estiveram por pelo menos 600 minutos em campo na campanha, 11 possuem no máximo 24 anos.
“Sempre você sonha, mas não tão rápido. Foi um começo rápido. Fomos campeões com Marcelo, mas jogadores se foram e precisamos rearmar a equipe. O Liverpool não só forma, mas também dá oportunidades. Só buscamos reforços para posições que necessitamos. Os melhores reforços foram os 12 jogadores da base que se consolidaram no último ano na equipe principal”, explicou Jorge Bava, depois do título. “O modelo de jogo é ser ambicioso sempre e ir para cima. O sistema fomos mudando conforme os jogadores disponíveis e o adversário”.
Tal capacidade de revelar também reforça o bom trabalho do Liverpool nos bastidores. José Luis Palma preside os negriazules desde 2001, com uma política de melhorar as estruturas (o time é dono de um dos melhores centros de treinamento do Uruguai) e manter as finanças saudáveis. Primeiro, a agremiação se fortaleceu administrativamente. Já nos últimos anos, a estabilidade se vê do ponto de vista esportivo. Mesmo perdendo destaques e comandantes, o Liverpool consegue um sucesso impressionante para uma equipe de seu tamanho. Confia no trabalho de formação conduzido por Gustavo Ferrín, antigo treinador das seleções de base que virou diretor esportivo.
O próprio Ferrín salienta essa ideia em Belvedere: “Todas as pessoas trabalharam muitíssimo para isso. Quatro treinadores passaram, mas seguimos com a mesma linha e filosofia de trabalho, um estilo que começou com Pezzolano. Naquela época me convidaram para somar e para seguir essa linha, que era um compromisso. Às vezes nos desviamos, mas também perdemos partidas sem merecer e hoje era para buscar essa taça – jogando feio, mas com um final lindo”.
A conquista do Apertura garante o Liverpool apenas na semifinal anual do Campeonato Uruguaio e na Copa Sul-Americana. O time ainda precisa se manter entre os quatro primeiros da somatória de pontos geral (Apertura + Intermédio + Clausura) para alcançar a Libertadores, enquanto o título nacional será definido apenas no fim do ano. Mas, dentro das circunstâncias, o troféu erguido neste domingo já vale bastante. Neste modelo de Apertura e Clausura, apenas outro cinco times possuem ambos os troféus – Peñarol, Nacional, Defensor, Danubio e Plaza Colonia. Os negriazules são os únicos, ao lado do Nacional, a também ostentarem o Intermédio nesta série. É um orgulho para um clube de suas proporções. E pensar no título principal do Campeonato Uruguaio nem parece um devaneio, diante da forma como muito dá certo em Belvedere.
? ¡De La Cuchilla salió un nuevo campeón! pic.twitter.com/mi40ipQzeo
— Liverpool Fútbol Club (@LiverpoolFC1915) June 5, 2022