América do Sul

Neymar desequilibra, dá show e Brasil vence

Com uma atuação espetacular de Neymar, a Seleção Brasileira estreou com vitória no Sul-Americano sub-20. Na madrugada desta segunda para terça-feira, o Brasil goleou o Paraguai por 4 a 2, no estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru. Todos os gols foram marcados pelo atacante santista.

O resultado deixa a equipe na liderança do Grupo B, com três pontos, à frente de colombianos e equatorianos com um. O ponto negativo do triunfo foram as expulsões de Zé Eduardo e Henrique, além do próprio técnico Ney Franco.

A partida começou equilibrada, e com o Paraguai pressionando o Brasil e arriscando em chutes de longe. Mas com o passar do tempo, o jogo ficou mais disputado e algumas jogadas ríspidas aconteciam, e os cartões amarelos eram distribuídos.

Só que aos 24 minutos, em bela jogada individual de Casemiro, o volante do São Paulo avançou, passou por três marcadores, entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Marcio Ovando. Na cobrança, Neymar chutou rasteiro, no meio, e marcou o primeiro gol brasileiro na competição. Sem paradinha ou cavadinha.

Com a vantagem no placar, o Brasil passou a jogar mais solto, principalmente Neymar, que arriscava mais as jogadas individuais. E o atacante do Santos, aos 33, fez o segundo. Ele recebeu passe pela esquerda de Lucas, fintou dois zagueiros com um único drible e bateu no canto.

E antes do final da primeira etapa, a Seleção ainda perdeu um gol feito. Neymar fez fila pela esquerda e tocou para Lucas, livre no centro da área, demorar demais para decidir o que fazer e ser desarmado por Ovando.

Já no segundo tempo, com apenas cinco minutos, o volante Zé Eduardo conseguiu receber dois cartões amarelos e foi expulso. No lance seguinte, Gabriel se atrapalhou em uma bola e quase perder para Claudio Correa, que ganhou o escanteio. Na cobrança, após desvio na primeira trave, Diego Vieira tocou de pé direito, na pequena áresa, e diminuiu.

Mas para sorte do Brasil, quando o Paraguai estava bem melhor, aos 15 minutos, após lançamento para a área, a bola sobrou para Henrique que tentou dar um chapéu na meia-lua. O drible não deu certo, mas a bola caiu nos pés de Neymar, que meio sem jeito, passou pelo goleiro e tocou de cabeça para fazer seu terceiro gol.

O show do atacante prosseguiu dois minutos depois. Em rápido contra-ataque, o jogador foi lançado por Galhardo, dominou e, já dentro da área, tocou por cobertura, de esquerda, para marcar um golaço.

Com a boa vantagem, a Seleção passou a administrar mais o placar e levou o segundo gol. Aos 38 minutos, Brian Montenegro foi lançado na área, driblou Gabriel e quase sem ângulo chutou.

Na sequência, o Brasil perdeu novamente a cabeça e perdeu o técnico Ney Franco, expulso por reclamar da arbitragem, e o atacante Henrique, que levou o segundo cartão amarelo após cair na provocação dos paraguaios e fazer uma falta fora da área.

Confira todos os jogos da primeira rodada do Sul-Americano sub-20:

Domingo, 16/jan
Argentina 2×1 Uruguai
Peru 0x2 Chile

Segunda-feira, 17jan
Colômbia 1×1 Equador
Brasil 4×2 Paraguai

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo