América do Sul

Como foi o primeiro encontro de Luis Díaz com seu pai após o sequestro

Federação Colombiana de Futebol registra reencontro de Luis Díaz com o pai, mantido refém por Exército de Libertação Nacional durante 12 dias

Após muita aflição e angústia, Luis Díaz enfim pôde respirar aliviado. Nesta terça-feira (14), o atacante do Liverpool reencontrou seu pai, Luis Manuel Díaz, que ficou 12 dias sob o poder de sequestradores fortemente armados. O jogador de 26 anos chegou à Colômbia para se apresentar à seleção local, que enfrenta o Brasil e o Paraguai, nos dias 16 e 21 de novembro respectivamente.

Mane Díaz foi libertado na última quinta-feira (9), após ter sido sequestrado no dia 28 de outubro, na Colômbia. Segundo informações da imprensa local, ele foi resgatado na cidade de Valledupar, na região nordeste do país. Durante tal período, negociações entre autoridades colombianas e o Exército de Libertação Nacional (ELN), responsável pela ação criminosa, foram realizadas. Depois de muita conversa, as partes chegaram a um denominador comum, e o pesadelo vivido pelo pai do atacante do Liverpool finalmente chegou ao fim.

O resgate de Mane Díaz ocorreu sob atraso. Isso porque, no último dia 3 de novembro (sexta-feira), o Exército de Libertação Nacional havia prometido liberá-lo em detrimento de uma condição: as forças armadas colombianas deveriam se retirar de uma zona em que haviam feito varredura. O ELN é o grupo guerrilheiro de esquerda mais radical da Colômbia. A organização, de inspiração comunista e de caráter político-militar,  frequentemente financia suas operações através de sequestros, extorsão e tráfico de drogas.

Durante o reencontro, Luis Díaz e o pai choraram bastante e permaneceram abraçados por longo período. O momento foi registrado pela Federação Colombiana de Futebol e compartilhado pelo próprio atacante nas redes sociais com a seguinte legenda: “Obrigado Deus, por nos permitir estarmos juntos novamente em família”.

Pai de Luis Díaz agradece apoio dos colombianos

Em sua primeira aparição pública desde que foi libertado pelos sequestradores, Luis Manuel Díaz fez questão de agradecer ao povo colombiano pela força e apoio demonstrado durante os dias de terror que viveu na mão dos marginais.

– Primeiramente quero agradecer a Deus por esta segunda oportunidade de me trazer de volta para casa. Quero agradecer ao povo de Barrancas, La Guajira e Colômbia pelo grande apoio que trouxeram à nossa família. Obrigado, eu amo vocês e em breve terei a oportunidade de cumprimentá-los e abraçá-los. Muito obrigado, muito obrigado.

Luis Díaz chegou a pedir por liberdade do pai ao marcar pelo Liverpool

O Liverpool enfrentou o Luton Town no último dia 5 de novembro, no Estádio Kenilworth Road, em jogo válido pela 11ª rodada da Premier League. O time da casa saiu na frente, com gol de Tahith Chong. Luis Díaz entrou no decorrer do segundo tempo e, no apagar das luzes, marcou o tento de empate. Durante a comemoração, o atacante colombiano levantou o uniforme dos Reds e exibiu uma camisa com a seguinte mensagem: “Liberdade para o papai”.

Na ocasião, Mane Díaz ainda estava sob posse dos sequestradores. Abalado, Luis Díaz foi afastado pelo Liverpool e não participou das vitórias sobre o Nottingham Forest (29/10) e Bournemouth (1/11). O atacante retornou ao time justamente no empate diante do Luton.

Luis Díaz mostra camisa pedindo liberdade para o pai (Foto: Icon Sport)

Colômbia de Luis Díaz encara o Brasil nesta quinta

Feliz e aliviado após o reencontro com o pai, Luis Díaz deve voltar a campo nesta quinta-feira (16), quando a Colômbia enfrenta o Brasil, em partida válida pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A bola rola a partir das 21h (horário de Brasília), no Estádio Roberto Meléndez, na cidade de Barranquilla.

A Seleção Colombiana vem de dois empates na última Data Fifa. Em outubro, o time do técnico Néstor Lorenzo ficou no 2 a 2 com o Uruguai, em casa, e não saiu do 0 a 0 contra o Equador, fora de seus domínios. Com sete pontos conquistados em quatro rodadas, a equipe ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias. O Brasil tem a mesma pontuação, no entanto fica à frente uma posição em virtude dos critérios de desempate.

A provável escalação da Colômbia para enfrentar o Brasil é: Vargas; Mosquera, Cuesta, Sánchez e Machado; Uribe e Castaño; Sinisterra, James Rodríguez e Luis Díaz; Borré.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo