Libertadores

Imagens do VAR confirmam impedimento de Gabigol em derrota do Flamengo; veja vídeo

Rubro-Negros ficaram na bronca com Wilmar Roldán ao longo de todo o jogo de volta contra o Olimpia, em Assunção

A eliminação do Flamengo para o Olimpia teve um gosto ainda mais amargo para a torcida do Flamengo, já que a equipe teve a chance de levar a decisão para os pênaltis nos acréscimos, mas teve o gol de Victor Hugo anulado. Gabigol estava impedido na jogada, mas o lance gerou discussão por conta dos diferentes ângulos, que davam a entender que o toque veio de um defensor. Na divulgação do áudio do VAR, a infração ficou clara.

As câmeras utilizadas pelo assistente de vídeo confirmam que o toque veio de Ayrton Lucas, lateral do Flamengo, que estava na jogada. Na ocasião, Gabriel estava à frente do penúltimo defensor e disputa a bola com a defesa do Olimpia, antes que ela sobrasse para Victor Hugo complementar. O lance gerou reclamação do atacante após o apito final.

— É no segundo lance que estamos vendo, possível impedimento do número 10 (Gabigol). Quero ver se tocam na bola, porque se tocam, o impedimento está claro (…) Aí está, perfeito. O pé do jogador de vermelho toca na bola. Vamos ver por outro ângulo, só para confirmar (…) Pronto, firmem nesse contato. Traçamos as linhas, confirmado, jogador do Flamengo em posição de impedimento clara. Pode marcar — analisou o VAR.

É impedimento de qualquer jeito?

Sim. Mesmo que o toque tivesse vindo de um defensor, nesse caso, a jogada deveria ser impugnada de qualquer jeito pela arbitragem. O toque do defensor do Olimpia não vem de um lance lúcido, e sim de um bate-rebate, algo que não configura uma nova ação com a bola. O gol fez falta, já que o Rubro-Negro foi eliminado por um no agregado: 3 a 2 para os paraguaios.

LEIA MAIS: Auxiliar de Sampaoli e Everton Ribeiro destacam vergonha por eliminação do Flamengo

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Roldán foi muito criticado pelo Flamengo

Apesar de não ter cometido erros nos lances capitais do jogo entre Olimpia e Flamengo, Wilmar Roldán foi extremamente criticado pelos rubro-negros na saída de campo. Gabigol, como mencionado, foi quem mais apontou que o árbitro “puxou a sardinha” para o lado dos mandantes, insinuando, inclusive, que ele estaria “fechado” com os paraguaios.

— Estamos acostumados à pressão, jogamos com 60 mil no Maracanã quase todo jogo. É muito fácil apontar os erros. Ruim falar quando perde do juiz, mas ele inverteu as faltas, expulsou o treinador. A Conmebol é aqui do lado, são muitas coisas que acontecem na Libertadores e vocês sabem. Falta no Wesley no terceiro gol, mas agora parece que está chorando. Foram muitos erros nossos, mas foi um roubo muito grande.

Os comentários de Gabigol são motivados por dois argumentos. O primeiro é de que o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, é paraguaio e torcedor do Olimpia. A carteira de sócio do mandatário, inclusive, circulou nas redes sociais antes da partida.

O outro se deu porque o treinador do Olimpia, Francisco Arce, elogiou o árbitro na véspera da partida e criou uma clima de instabilidade para os rubro-negros. Vale destacar que o Flamengo também teve um episódio ruim com Roldán, na Copa Sul-Americana de 2017, quando o colombiano assinalou uma penalidade que deu o título ao Independiente, no Maracanã.

— Nós confiamos no árbitro (Wilmar Roldán). É um homem muito experiente e sabe muito bem, acredito que não se deixe influenciar por nada em relação ao que possa ocorrer entre bastidores — disse.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo