Libertadores

Torcedor denuncia omissão do São Paulo em socorro a feridos após acidente no Morumbis

Alexandre Edward, filho e irmão das vítimas, relata nas redes sociais que não recebeu apoio do clube para socorrer seus familiares

O fim da partida entre São Paulo e Libertad na noite desta quarta-feira (14) foi de drama para dois são-paulinos. Durante a comemoração do gol de Lucca, aos 45 minutos do segundo tempo, uma placa de metal do setor Arquibancada Oeste do Morumbis se soltou e caiu na Cadeira Térrea Oeste, deixando um homem de 49 anos e seu filho, de 17, feridos.

Em nota oficial, o clube afirmou estar prestando assistências aos feridos e que o mais novo sofreu apenas “escoriações leves”, enquanto o pai teria sofrido apenas, segundo o clube, um “corte”. No entanto, segundo Alexandre Edward, filho de um ferido e irmão do outro, a situação é diferente.

Na manhã desta quinta-feira (15), Alexandre Edward publicou uma atualização do estado de saúde de ambos. Segundo ele, seu pai e seu irmão sofreram fraturas no crânio, sendo a do pai a mais grave. O irmão se encontra na emergência, porém consciência. O pai, no entanto, segue na UTI e entubado. Os dois devem passar por cirurgias ainda hoje.

A versão do torcedor do São Paulo sobre o ocorrido

Em diversas postagens em seu perfil no Instagram, o homem relata a omissão do São Paulo no socorro a seu pai e irmão. Começou ainda nas arquibancadas, quando, ao ver que não recebeu apoio de ninguém, precisou sujar o rosto com o sangue do pai e invadir o campo para chamar atenção — quase terminando preso por policiais.

Dois torcedores acabaram feridos após queda de placa no Morumbis após empate do São Paulo diante do Libertad – Foto (Reprodução/Redes Sociais)

Ele alega só ter conseguido o apoio após o apito final e o clube, ao invés de auxiliar e encaminhar os feridos para o hospital Albert Einstein, a 600 metros do estádio, deixou que a ambulância levasse a família para o Hospital Campo Limpo, a pelo menos 7 quilômetros dali, segundo o Google Maps.

Nesta quinta, após as denúncias do torcedor, o São Paulo informou em nota que os atingidos foram transferidos para o hospital Albert Einstein.

Edward mostrou imagens de seu irmão com pontos na cabeça, contrariando a versão de “escoriações leves” informadas pelo clube, e informou que seu pai estava na UTI. Após a repercussão do caso, o São Paulo ajudou, às 2h06 (horário de Brasília), levando os feridos para o Albert Einstein.

— Meu pai e meu irmão que foram atingidos no São Paulo. Falaram [em nota] que meu irmão teve escoriações leves e ele está aqui, com um monte de corte na cabeça, um monte de ponto. O meu pai está na UTI — disse, emendando:

— E o São Paulo só ajudou depois que acabou o jogo. Eu entrei no campo para poder pedir socorro porque ninguém estava prestando ajuda. Tive que manchar minha cara de sangue do meu pai para pedir socorro lá no meio do campo porque se não ninguém tinha feito nada. E agora eles estão falando que está tudo sob controle, aqui o controle [mostra o irmão], o controle está na UTI.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A nota completa do São Paulo sobre o incidente com os torcedores

O São Paulo Futebol Clube informa que está monitorando e prestando assistência aos torcedores que sofreram ferimentos causados por um incidente na Cadeira Térrea Oeste no MorumBIS, nesta quarta-feira (14), durante a partida contra o Libertad.

Após o gol marcado por Lucca no final da partida, torcedores que estavam na Arquibancada Oeste do estádio comemoraram batendo em uma placa de metal, que acabou cedendo e caindo no anel inferior do estádio. As imagens estão sendo analisadas para a identificação dos responsáveis.

Entre os feridos, estão um homem de 49 anos, que sofreu um corte na cabeça, e o seu filho, de 17 anos, que teve escoriações leves. Após primeiros socorros, ambos foram levados estáveis e conscientes para o Hospital do Campo Limpo, conforme protocolo de atendimento previamente designado para situações como esta. O Clube, no entanto, trabalha para que, se necessário, haja a transferência dos atendimentos em um outro hospital.

O São Paulo seguirá acompanhando o caso e dando suporte para que os torcedores tenham a melhor recuperação possível.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo