Libertadores

Sorteio dos grupos da Libertadores: quando será, onde assistir e quem seu time pode enfrentar

Com todos os 32 times definidos, sorteio da fase de grupos da Libertadores está marcado para a próxima segunda-feira, à noite

Finalmente chegou ao fim a fase dos playoffs da Copa Libertadores da América. Depois da vitória nos pênaltis do Nacional, do Uruguai, na última quinta-feira (14) frente ao Always Ready, os 32 clubes para a fase de grupos foram definidos. A partir de agora, os sete times brasileiros classificados já se preparam para conhecer os seus adversários para a competição deste ano.

Quando será o sorteio da Libertadores?

O sorteio para a fase de grupos acontecerá na próxima segunda-feira (18), a partir das 20h (horário de Brasília). O evento, como de praxe, será realizado na sede da Conmebol, que fica na cidade de Luque, no Paraguai.

Quem transmite o sorteio da Libertadores?

O sorteio da Libertadores tem transmissão confirmada pela ESPN, na TV fechada, e por Star+ e Paramount+ via streaming. A ESPN também exibirá o sorteio em seu canais no YouTube e no TikTok.

Potes e possíveis adversários

O sorteio será dividido em quatro potes, que leva em consideração a posição de cada país em termos de relevância dentro da Conmebol, e também alguns campeões nacionais. Cada um deles terá 8 clubes, já definidos previamente.

Dos sete clubes brasileiros, o Fluminense, atual campeão da Libertadores, além de Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo, estão no Pote 1, e não se enfrentarão na fase de grupos. River Plate, Peñarol e LDU completam os times cabeças de chave.

Terceiro colocado no Brasileirão do ano passado, o Atlético-MG está no pote 2 e não pode enfrentar um brasileiro cabeça-de-chave nos grupos. Ou seja, o Galo sabe que terá River Plate, Peñarol ou LDU pela frente.

Já o Botafogo, que, após deixar o título escapar e terminar a competição nacional somente em quinto, assegurou sua vaga ao passar pelo Red Bull Bragantino na última quarta-feira (13), está no Pote 4. Como o Fogão veio da pré-Libertadores, ele pode ser colocado contra um time brasileiro na primeira fase, seja um dos cinco cabeças-de-chave ou o Atlético-MG.

Veja os potes e quem o seu time pode enfrentar na fase de grupos

Pote 1

Fluminense (Brasil)
Palmeiras (Brasil)
River Plate (Argentina)
Flamengo (Brasil)
Grêmio (Brasil)
Peñarol (Uruguai)
São Paulo (Brasil)
LDU (Equador)

Pote 2

Atlético-MG (Brasil)
Independiente Del Valle (Equador)
Libertad (Paraguai)
Cerro Porteño (Paraguai)
Estudiantes (Argentina)
Barcelona de Guayaquil (Equador)
Bolívar (Bolívia)
Junior de Barranquilla (Colômbia)

Pote 3

San Lorenzo (Argentina)
The Strongest (Bolívia)
Universitario (Peru)
Deportivo Táchira (Venezuela)
Rosário Central (Argentina)
Alianza Lima (Peru)
Millonarios (Colômbia)
Talleres (Argentina)

Pote 4

Caracas (Venezuela)
Liverpool (Uruguai)
Huachipato (Chile)
Cobresal (Chile)
Botafogo (Brasil)
Palestino (Chile)
Nacional (Uruguai)
Colo-colo (Chile)

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo