‘Consolo’? Como imprensa argentina reagiu ao ‘show’ do Palmeiras diante do River Plate
Millonarios foram engolidos no primeiro tempo, mas gol de Martinez Quarta faz time de Gallardo sonhar com vaga
O River Plate viveu um misto de emoções na última quarta-feira (17), em partida contra o Palmeiras pelas quartas de final da Copa Libertadores. No Monumental de Núñez lotado, com mais de 80 mil torcedores empurrando, os Millonarios tiveram um primeiro tempo apático.
O Alviverde de Abel Ferreira dominou as ações, abriu dois gols de vantagem no marcador e não se intimidou com a pulsante torcida adversária, dando um verdadeiro baile nos argentinos.
Na segunda etapa, porém, as coisas mudaram. Substituições para ambos os lados foram feitas, e o River Plate melhorou. Martinez Quarta marcou um golaço que manteve os Millonarios vivos na disputa. Ao fim do jogo, o sentimento de desilusão parecia ter se tornado de esperança para o torcedor do River Plate.
Os principais meios esportivos da Argentina definiram o primeiro tempo do River Plate como um vexame. A “TyC Sports” exaltou o fato da equipe ter conseguido se reerguer após ter sido exposta a uma situação completamente adversa na primeira etapa.
— Mortalmente ferido e grogue diante de um adversário que parecia jogar em casa, no Brasil, o River se recuperou parcialmente de um primeiro tempo que poderia até ter terminado em 0 a 3 e, na última jogada da noite, quase chegou a 2 a 2. Ter sobrevivido não é pouca coisa, mas também parece um consolo se você voltar aos 45 minutos iniciais em que o River foi exposto a um vexame histórico — escreveu a reportagem.
— O Palmeiras deu um show no meio-campo lento e veterano do time da casa, uma vitória tática de Abel Ferreira sobre um Gallardo que chegou ao mês de setembro e ainda não tem um time definido — completou.

Torcida tem motivos para acreditar na remontada
O River Plate foi completamente anulado no primeiro tempo em pleno Monumental de Núñez. Até por isso, a missão dos argentinos no Allianz Parque será bastante complexa. Mesmo assim, o gol marcado por Martinez Quarta deu confiança ao elenco Millonario, que se definiu como “vivo na série” após o apito final.
— O impacto foi forte, não esperávamos os gols, e isso gera desinteresse e nervosismo. Eles são candidatos ao título por um motivo. Não podíamos perder o controle porque iríamos passar por um momento ruim, como aconteceu durante parte do primeiro tempo. Se nos recuperássemos do golpe que nos atingiu, poderíamos estar no jogo; um gol poderia virar o jogo, como aconteceu. Estávamos lá, e temos que nos segurar nisso para ir ao Brasil e virar a série — afirmou o técnico Marcelo Gallardo após o fim do jogo.
E segundo a imprensa argentina, o torcedor do River tem motivos para acreditar na remontada histórica, visto que não é a primeira vez que isso acontece com o clube de Núñez.
Na primeira passagem de Gallardo, o River Plate precisou remontar diante do Cruzeiro, em 2015, após perder por 1 a 0 em casa. Em Belo Horizonte venceu por 3 a 0 e se classificou para a semifinal.
Já em 2018, o adversário foi o Grêmio, que venceu os argentinos por 1 a 0 no Monumental. Na volta, em Porto Alegre, o time de Gallardo não teve vida fácil e acabou vendo o Tricolor abrir o placar, mas na segunda etapa virou o jogo, vencendo por 2 a 1, e garantindo a vaga na grande final, já que ainda havia a regra que valorizava os gols marcados fora de casa.

Por fim, em 2020, o próprio Palmeiras sentiu um pouco da capacidade do River Plate de incomodar em terras brasileiras. Após perder por 3 a 0 no Monumental, os Millonários foram para o Allianz Parque desacreditados. Ainda assim chegaram a vencer por 2 a 0, com duas outras chances que acabaram anuladas pelo VAR, o que decretou a eliminação argentina.
— Ainda estamos vivos. A diferença é de um gol, e voltamos fortes. Já passamos por situações semelhantes antes, mas essa é outra história. Desta vez é uma nova história, contra um adversário que tem prestígio, mas que também mostrou respeito. Teve um River Plate que tentou superar aquele primeiro tempo, o que não estava sendo favorável a eles. Nos mantivemos vivos. Poderíamos ter empatado, mas estamos com diferença de um gol. Teremos a chance de jogar a segunda partida com a motivação e o entusiasmo que nos darão a chance de ir lá e vencer — analisou Gallardo.



