Libertadores

Os motivos para preparação física voltar a ser problema no Inter com Coudet

Exigência física com Coudet é ainda maior e trabalho diferente faz com que a preparação física volte a ser um ponto de atenção no Inter, como foi com Mano Menezes antes

O Internacional reativou o seu principal problema na temporada. O técnico Eduardo Coudet fez um diagnóstico de incapacidade física no time após a derrota para o River Plate, na Argentina. O treinador precisará passar por cima deste e de outros problemas para fazer o Colorado avançar de fase na Copa Libertadores.

A preparação física já foi pauta no clube em importantes momentos do ano e volta a ser colocada como prejudicial para o elenco do Inter. Anteriormente, Mano Menezes colocou a situação como principal motivo de resultados ruins da equipe.

A direção demitiu em meio a temporada o preparador físico Jean Carlo Lourenço, que está no Cuiabá, e os dois profissionais do departamento de futebol que lhe contrataram, Sandro Orlandelli e William Thomas.

O atual quadro de profissionais físicos do elenco do Inter conta com cinco pessoas. Antonio Carlos Fedato Filho coordena o setor. Flávio de Oliveira retornou como preparador físico fixo do clube e João Goulart é o auxiliar. O departamento ainda tem Octavio Manera e Guido Cretari, que compõem a comissão técnica de Coudet.

Flávio de Oliveira voltou ao Inter após passagem pelo Corinthians no início de 2023 (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Exigência física é maior com Coudet

O problema de preparação física estava praticamente superado com Mano Menezes no comando do time do Internacional. Após as trocas no setor, o próprio técnico admitia em entrevistas coletivas que a melhora já era considerável e perceptível nas partidas do clube.

Eduardo Coudet trouxe ao Inter uma característica diferente. O time agora precisa correr mais. Intensidade é a principal filosofia do treinador argentino. Este estilo de jogo exige maior preparo físico dos atletas e por isso o prejuízo é sentido já logo de imediato.

A nova comissão técnica, diferente da anterior, teve velocidade para avaliar e fazer o diagnóstico. Mano Menezes demorou para falar sobre o problema. Os preparadores já atuam com outra linha de trabalho desde a chegada de Eduardo Coudet, mas preservações devem ser feitas para melhorar a situação e evitar desgastes.

+Leia mais: Coudet fala em problema físico no Inter, mas demonstra confiança na virada

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Aránguiz é tratado com cautela

O Internacional se reforçou na janela de transferências da metade da temporada e contratou jogadores com qualidade suficiente para serem titulares e protagonistas da equipe. Porém, a idade é um fator que está sendo observado pela nova comissão técnica do clube. Aránguiz é um dos nomes que o clube mais tem atenção.

Aránguiz é considerado uma referência técnica do time. O jogador é titular absoluto do time com Eduardo Coudet. Os oito meses sem atuar em recuperação de lesões musculares e a idade são pontos de cuidado que o treinador está tendo com o volante.

O chileno foi substituído em todos os três jogos com o técnico argentino no comando. Além disso, Aránguiz tem sido preservado de alguns treinamentos. O jogador é tido como fundamental, mas não tem suportado jogar os 90 minutos das partidas.

Uma das formas que Coudet encontrou para desgastar menos Aránguiz foi na definição do posicionamento do atleta. O volante atua como jogador mais avançado do meio campo, tendo menos responsabilidade de marcação do que Johnny e De Pena e podendo se aproximar do ataque para ajudar na construção das jogadas.

Aránguiz tem sentido cansaço nos jogos do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Cuidados com Alan Patrick

O meia-atacante com Coudet joga de maneira diferente. Com Mano Menezes, Alan Patrick jogava na sua posição original, como meia-central. Com o técnico Argentino, o jogador é um dos atacantes, ao lado de Enner Valencia. Sem a bola, marca alto, e com a bola, recua para ser o protagonista na armação das jogadas do time.

Alan Patrick, principal destaque da equipe na temporada, ainda não teve boa atuação nos rês jogos com o novo esquema, mas a ideia de Coudet é justamente desgastar menos o atleta. O posicionamento faz com que o jogador atue mais perto do gol adversário e precise correr menos para ajudar na marcação.

Alan Patrick tem jogado no ataque desde a chegada de Coudet (Foto: Iconsport)

Time do Inter tem qualidade, mas está lento

O Internacional inegavelmente tem qualidade técnica, mas não está tendo velocidade. Além de cansar no segundo tempo dos jogos, a equipe não tem atletas com características de velocidade. Rápidos no time titular somente Bustos e Wanderson.

O Colorado tem três jogadores que, pelas suas idades, marcam menos. Aránguiz, Alan Patrick e Enner Valencia são os atletas com menos responsabilidade defensiva na equipe. Isso faz com que o restante do time seja sacrificado fisicamente, o que gera um desgaste físico ainda maior de modo geral.

Coudet deve fazer mudanças na equipe

Coudet deve preservar titulares no sábado (5), contra o Corinthians, pelo Brasileirão, justamente pensando no jogo de volta, na terça-feira (8) da próxima semana, contra o River Plate. Além disso, duas trocas devem ser feitas contra os argentinos para dar mais energia ao time colorado.

Mauricio e Pedro Henrique jogarão no sábado para que possam readquirir ritmo de jogo. Os dois jogadores se credenciam a vagas no time também para o duelo contra o River Plate. Atletas com mais velocidade e vigor físico. De Pena e Wanderson são os cotados para deixar a equipe.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo