Joia brasileira e maior promessa argentina: Os jovens para ficar de olho na Copa Libertadores
Conheça oito promessas com enorme potencial que irão desfilar seu futebol na principal competição de clubes da América do Sul

A partir do dia primeiro de abril, os amantes do futebol sul-americano começarão a acompanhar a disputa pela Glória Eterna, o título da Copa Libertadores. Após a disputa das fases preliminares, 32 times dos dez países que compõem a Conmebol iniciam a disputa pelo posto mais alto no cenário da América do Sul.
Entra ano e sai ano, o que mais o torcedor brasileiro gosta de observar no começo da competição são atletas jovens que, posteriormente, podem vestir a camisa de seu clube do coração ou quem sabe dar o salto direto à Europa.
A Trivela criou uma lista com algumas das principais promessas do cenário sul-americano que vale a pena observar durante a disputa da principal competição de clubes de nosso continente.
Nomes como Estêvão, do Palmeiras, Kendry Páez, do Independiente del Valle e Gabriel Carvalho, do Internacional, deixarão seus clubes no meio da competição rumo ao Chelsea (os dois primeiros) e Al Qadisiyah e, por isso, não estarão listados em nossa seleção.
Confira abaixo, oito jogadores jovens a serem observados na disputa da Libertadores 2025.
Os jovens mais promissores da edição 2025 da Libertadores
Fabricio Pérez – Estudiantes
Revelado nas categorias de base do clube de La Plata, Fabricio Pérez acaba de subir ao time profissional do Estudiantes e chama a atenção por sua personalidade aguerrida e muita habilidade com a bola nos pés. O jogador é acompanhado de perto pela comissão técnica do clube, por isso, há o cuidado de não sobrecarregar o jovem atleta em sua primeira temporada como atleta da equipe principal.
Pérez tem 19 anos e disputou apenas três jogos em 2025, marcando um gol na vitória sobre o Sarmiento na Copa da Argentina. Mesmo sem muitos minutos em campo, será uma peça importante ao técnico Eduardo Domínguez na disputa da Libertadores neste ano.

Franco Mastantuono – River Plate
Meia-atacante clássico, o jovem pode tanto atuar pela beirada do campo, como um dez tipicamente argentino. Ele sabe o que faz com a bola e tem criatividade para, em poucos toques, deixar seus companheiros na cara do gol.
Este é Franco Mastantuono, craque de apenas 17 anos do River Plate de Marcelo Gallardo e já especulado em gigantes europeus. Em cinco jogos nesta temporada, o meia marcou dois gols e deu uma assistência.
Habilidoso, versátil e rápido, a joia é aquela peça ideal para jogos complicados, contra defesas bem sólidas. Além disso, é uma válvula de escape em confrontos que pedem por um atleta rápido no segundo tempo. Carta coringa na mão de Gallardo, Mastantuono vem para mais uma Libertadores e promete chamar a atenção de outros gigantes do cenário sul-americano por suas qualidades em campo.

Valentin Gómez – Vélez Sarsfield
Zagueiro campeão argentino pelo Vélez Sarsfield na última temporada, Valentín Gómez era homem de confiança do técnico Gustavo Quinteros na campanha vitoriosa.
Este ano, o jogador perdeu espaço no começo do ciclo por conta do fracasso nas negociações com Cruzeiro e Udinese, mas retornou ao time principal há duas rodadas no Campeonato Argentino. Curiosamente, nas duas vitórias que a equipe conquistou na competição, o jogador era titular na defesa.
Mesmo jovem, com 21 anos, o defensor demonstra a frieza e maturidade dos grandes defensores do futebol argentino. Seguro defensivamente e bom com a bola nos pés, o jogador é uma das armas do Vélez para buscar a classificação no Grupo H (composto também por Peñarol, Olimpia e San Antonio Bulo Bulo).

Marco Di Cesare – Racing
Se considerarmos que a idade olímpica é até os 23 anos, podemos então definir que Marco Di Cesare, do Racing, é uma jovem promessa. O ”experiente” ex-Argentinos Juniors chegou na temporada passada ao time de Avellaneda e assumiu uma posição de prestígio junto ao técnico Gustavo Costas.
Bom na bola aérea, o jogador nascido em Mendoza é uma arma nas bolas paradas do time campeão da última Copa Sul-Americana. Nesta temporada, o zagueiro, que também tem nacionalidade italiana, já marcou um gol em nove jogos disputados.
Firme pelo chão, Di Cesare será um ativo importante ao Racing e deve trazer dificuldades ao Fortaleza. Além do Leão Cearense, o grupo do time argentino na Libertadores ainda possui o Atlético Bucaramanga, da Colômbia e o Colo-Colo, do Chile.

Ignacio Nardoni – Racing
Companheiro de Di Cesare no Racing, Ignacio Nardoni está no clube argentino há dois anos e é um dos pilares do meio-campo de Gustavo Costas. O atleta de 22 anos é polivalente e pode atuar tanto na lateral-direita como um primeiro volante.
Firme no desarme, ele também é conhecido por sua boa saída de bola e simplicidade para marcar. Nardoni tem muito a evoluir e já é observado por alguns clubes europeus. A disputa da Libertadores deste ano pode ser a porta de entrada para um novo cenário ao jovem jogador, que desde a última temporada se destaca pela Academia.

Christian Ordóñez – Vélez Sarsfield
Cria das categorias de base do Vélez, o volante foi um dos principais nomes da conquista da Liga Argentina em 2024. Aos 20 anos, Ordóñez se destaca pelos atributos defensivos e sua qualidade no passe.
A expectativa é que o meio-campista seja crucial ao Fortín nesta Copa Libertadores. Entretanto, ele pode deixar a Argentina na metade do ano, já que o Parma tem o jovem em seu radar para a abertura da janela de transferências do futebol europeu.

Diego León – Cerro Porteño
Considerado a grande joia da base do Cerro Porteño nos últimos anos, o lateral-esquerdo contribuiu com a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores, pois marcou um dos gols contra o Monagas na fase preliminar.
Com apenas 17 anos, León já assinou com o Manchester United. Portanto, o defensor paraguaio deve ganhar espaço no principal torneio da América do Sul para provar seu talento antes de chegar aos 18 anos.
— Ele é um jogador com muita potência e mudança de ritmo. Tem fôlego para atacar e defender, joga muito bem pelos lados do campo e tem boa finalização — analisa Edgar Cantero, repórter do site “PelotaTata”, do Paraguai, à “PL Brasil“.

Matheus Gonçalves – Flamengo
O meia não desperdiçou as oportunidades que teve no Campeonato Carioca e impressionou o Flamengo. Na base, Matheus já foi treinado por Filipe Luís, que, agora como técnico principal, sabe da capacidade do jogador de 19 anos para o time profissional. O Rubro-Negro recusou propostas de clubes da Série A pelo meia, que pode ser uma das surpresas desta edição da Libertadores.
