Libertadores

Guia Libertadores 2023 – Grupo B: Internacional, Independiente Medellín, Nacional e Metropolitanos

O Internacional terá a companhia de uma camisa pesada (sem Suárez) e um campeão surpreendente da Venezuela

Este conteúdo é parte do Guia Trivela da Libertadores 2023. Clique e confira mais.

O Internacional terá a companhia de uma camisa pesada, mas seria mais difícil lidar com o Nacional se Luis Suárez não tivesse se transferido para o Grêmio – então de qualquer maneira cruzará o caminho do Colorado. A derrota para o Caxias na semifinal do Campeonato Gaúcho gerou uma crise no Beira-Rio, apesar da ótima campanha no último Campeonato Brasileiro. As condições para avançar ainda são favoráveis. Deve brigar por uma vaga com os uruguaios e o Independente Medellín, que chegou a esboçar a contratação de outro experiente atacante que fez seu nome no futebol europeu, o aposentado Jackson Martínez, mas não fechou negócio. O Metropolitanos, que ascendeu meteoricamente no futebol venezuelano e conquistou a liga nacional em apenas uma década de existência, corre por fora.

Internacional

A eliminação na semifinal do Campeonato Gaúcho deixou o clima maravilhoso no Beira-Rio: foi a quinta derrota seguida em disputa de pênaltis, houve uma briga generalizada com o Caxias, um torcedor chegou a invadir o gramado com a filha no colo, os jogadores foram chamados de sem-vergonha e o presidente Alessandro Barcellos também foi alvo de xingamentos. E esse é o vice-campeão brasileiro, preparando-se para disputar a Libertadores pela quarta vez em cinco anos.

O seu melhor desempenho não apareceu tantas vezes no Gauchão, mas talvez não fosse o caso de criar uma crise, com ambições maiores se aproximando. O Colorado ainda tem credenciais para chegar longe. Como um técnico experiente, por exemplo, que monta equipes muito seguras defensivamente.

Mano Menezes recebeu reforços importantes, como Luiz Adriano e Mário Fernandes, e deve contar com o equatoriano Enner Valencia e o chileno Charles Aránguiz no meio do ano. Isso será relevante para a Libertadores apenas se o Internacional chegar às oitavas de final, o que fez em todas as suas últimas três participações. Certamente tem condições de chegar até lá e ver o que o sorteio reserva.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Independiente Medellín

Independiente Medellín comemora vitória sobre o Magallanes nas preliminares (Foto: FREDDY BUILES/AFP via Getty Images/One Football)

Embora tenha feito uma das melhores campanhas no agregado das tabelas do Campeonato Colombiano, o Independiente Medellín teve que disputar as fases preliminares porque as vagas diretas da Colômbia ficam com os campeões nacionais. O Medellín até chegou à final do Clausura, mas foi derrotado pelo Deportivo Pereira, nos pênaltis.

Para alcançar a fase de grupos, passou apertado pelo El Nacional, do Equador, e despachou o Magallanes, do Chile. O treinador é o ex-goleiro David González, que teve duas passagens como jogador pelo clube, boas o suficiente para ter a sua camisa 22 aposentada, e parou de jogar com o Deportivo Cali em 2020. É seu primeiro trabalho como treinador.

O veterano Jackson Martínez, que pendurou as chuteiras dois anos atrás por problemas físicos, chegou a treinar com o Medellín para esboçar um retorno ao futebol. Recebeu aval esportivo e médico, mas não chegou a um acordo financeiro para ser integrado ao elenco, que foi reforçado com alguns destaques da liga colombiana, como os atacantes Andrés Ibarguen, do Tolima, e Edwauin Cetré, do Junior Barranquilla, e o meia Deinner Quiñones, do América de Cali. Distraído pela fase preliminar da Libertadores, o começo no Apertura até agora é mediano, com 13 pontos em 11 rodadas, no meio da tabela.

Nacional

Sergio Rochet, capitão do Nacional, levanta a taça (DANTE FERNANDEZ/AFP via Getty Images)

Foi quase um conto de fadas: Luis Suárez voltou ao Nacional, depois de se consagrar na Europa como poucos atacantes conseguiram, e o ajudou a conquistar o Campeonato Uruguaio. Com direito a dois gols na final contra o Liverpool que Suárez nunca defendeu. A experiência sempre seria de tiro curto, e em nenhum momento alguém sugeriu que ele pudesse ficar mais do que os meses que antecederam a Copa do Mundo.

De volta à realidade, o Nacional ainda conta com o veterano Emmanuel Gigliotti (autor dos outros dois gols da decisão) para colocar a bola nas redes e a segurança de Sergio Rochet. Mas, além de Suárez, também perdeu o bom meia armador Felipe Carballo para o Grêmio, outro destaque do título. Espera que jovens como Franco Fagúndez e Alfonso Trezza consigam se desenvolver.

O técnico é Álvaro Gutiérrez, de 54 anos, que chegou em março no Nacional para a sua terceira passagem como técnico da equipe substituindo Ricardo Zielinski, que durou menos de três meses no cargo. Treinou o time de base do clube antes de ser interino e treinador principal em 2014, ficou até 2015 e depois voltou em 2019. Treinou também o tradicional Olimpia, do Paraguai, e o Universitario, do Peru, seu último clube, de onde saiu em abril de 2022.

Metropolitanos

Metropolitanos comemora o título venezuelano

O clube de Caracas foi fundado em 2012 e, depois de um acesso e um rebaixamento, se estabeleceu na elite em 2017. O sucesso chegou rápido com o título do Campeonato Venezuelano do ano passado. Ficou um pouco para trás do Zamora na primeira fase (com 16 clubes e jogos de ida e volta) mas liderou o quadrangular quase final e marcou uma decisão com o Monagas. Foi campeão nos pênaltis.

A primeira experiência internacional foi na Copa Sul-Americana, em 2021, mas, como um dos estreantes, é naturalmente um time com pouca vivência de Libertadores. Os jogadores mais tarimbados são o meia Carlos Cermeño, que disputou a competição por Deportivo Táchira e Deportivo La Guaira. O lateral Jefre Vargas e o ponta Freddy Vargas o fizeram algumas vezes pelo Deportivo Lara – Jefre também pelo Caracas.

O ex-jogador José María Morr, antigo assistente de Rafael Dudamel na seleção venezuelana, está no comando. É seu segundo trabalho, depois de uma rápida passagem pelo Estudiantes de Caracas. O Metropolitanos brilhou principalmente na defesa, sem sofrer gol nas cinco primeiras partidas do quadrangular. Após a virada do ano, no entanto, a fase não é boa. Perdeu quatro das sete primeiras rodadas do Campeonato Venezuelano, com apenas uma vitória. Sofreu nove gols, o que não é tanto assim para uma sequência ruim.

Confira mais do Guia Trivela da Libertadores 2023

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo