Gallardo atinge marca que nenhum técnico brasileiro alcançou na Libertadores
Treinador argentino completou 100 jogos como técnico pela principal competição do continente
O Estádio Monumental David Arellano recebeu, nesta terça-feira (17), o duelo entre Colo-Colo x River Plate, válido pela ida das quartas de final da Copa Libertadores.
Favorito no confronto, o time argentino saiu na frente, com gol de Pezzella. Mas os donos da casa reagiram no 2º tempo. Carlos Palacios, ex-Vasco e Internacional, deixou tudo igual e deu números finais à partida.
Além do aspecto de importância do jogo, parte da caminhada de um dos favoritos ao título (no caso, os argentinos), a partida representou um feito histórico para Marcelo Gallardo.
O treinador, de volta aos Millonarios a partir de agosto passado, comandou o time nas duas vitórias sobre o Talleres, nas oitavas da competição (1 a 0 e 2 a 1), e agora entrou em uma seleta lista de todos os tempos na Libertadores.
Gallardo chega a 100 jogos na história da Libertadores
Campeão da “Glória Eterna” duas vezes, em 2015 e 2018, Gallardo, com o jogo desta terça (17), esteve em 100 partidas à beira do campo como treinador na competição sul-americana.
A primeira edição foi em 2012, ainda quando era o técnico do Nacional, do Uruguai, e treinou em seis oportunidades.
Depois, marcou época no River entre 2014 e 2022, comandando em sete edições diferentes e mais 91 jogos, além de mais três nesse retorno.
Com isso, chegou a 100 partidas e é apenas o terceiro técnico a atingir tal feito, jamais alcançado por qualquer comandante brasileiro ou argentino.
Quem são os técnicos com mais partidas na história da Libertadores?
A marca de Gallardo só foi batida por dois nomes.
O primeiro e com mais partidas é o colombiano Gabriel Ochoa Uribe, considerado o maior treinador da história do futebol cafetero e ídolo de Millonarios e América de Cali, também com passagem pela seleção da Colômbia.
Comandou em 116 jogos da Libertadores, mas nunca a conquistou, se contentando com três vices.
Em segundo está o uruguaio Luis Cubilla, dono de duas copas pelo Peñarol e uma pelo Nacional, com 104 partidas. Ele pode ser igualado por Gallardo caso o River chegue à decisão da atual edição.
Entre brasileiros, Renato Gaúcho é quem tem mais partidas, atualmente com 87, e está em 7º no ranking geral. O técnico do Grêmio ostenta a marca de mais vitórias na competição, 54, e conquistou a taça uma vez, em 2017.
- Gabriel Ochoa Uribe — 116 jogos
- Luis Cubilla — 104 jogos
- Marcelo Gallardo — 99 jogos
- Edgardo Bauza — 98 jogos
- Roque Máspoli — 95 jogos
- Marcos Calderón — 93 jogos
- Renato Gaúcho — 87 jogos
- Miguel Ángel Russo e Felipão — 86 jogos
- Sergio Markarían — 85 jogos
- Carlos Bianchi — 84 jogos
Fonte: Conmebol