América do SulÁsia/OceaniaEstados UnidosFrançaFutebol femininoMundo

Futebol Feminino: Grupo G

Atuais bicampeãs olímpicas e vice do Mundial, as norte-americanas são favoritas ao primeiro lugar do Grupo G com alguma vantagem. A busca pelo quarto título olímpico (elas foram campeãs também em 1996) será com a mesma base que venceu o Pré-Olímpico da Concacaf com uma goleada por 4 a 0 sobre o Canadá na final. A técnica sueca Pia Sundhage convocou sete jogadoras com mais de 100 jogos pela seleção, incluindo a capitã Christie Rampone, que já soma 260 partidas. Abby Wambach, carrasca do Brasil em Atenas e eleita a melhor jogadora do país nos dois últimos anos, está confirmadíssima, assim como a badalada goleira Hope Solo.

Na França, que garantiu vaga ao ser semifinalista da Copa do Mundo de 2011, a expectativa é buscar a segunda vaga da chave ou talvez surpreender as norte-americanas. O técnico Bruno Bini conta com um time forte defensivamente, liderado pela experiente lateral esquerda Sonia Bompastor. A zagueira Laura Georges também mostrou muito talento nos últimos anos, assim como a meio-campista Louisa Nécib. No ataque, quem se destaca é Marie-Laure Delie, autora de 35 gols em 40 partidas pela seleção.

Na Coreia do Norte, que chegou a vencer um Mundial Sub-20 em 2006 e parecia que se tornaria uma potência, o time é muito jovem e conta com algumas remanescentes da equipe que somou duas derrotas e um empate na Copa do Mundo de 2011, sem marcar um gol sequer. A pouca experiência internacional das jogadoras, porém, pode ser um problema. No elenco, a meio-campista Ri Ye-Gyong é quem mais soma partidas pela seleção, com 25 no total.

A Colômbia, que surpreendeu ao derrotar a Argentina no Sul-Americano de 2010, começa a se fortalecer, mas chega como franco-atiradora no torneio. Entre as principais jogadoras, destaca-se Yoreli Rincón, de apenas 19 anos, que foi indicada por Freddy Rincón ao XV de Piracicaba e já foi chamada de “nova Marta” em diversas ocasiões. O talento dela, no entanto, não deverá ser suficiente para garantir vaga nas quartas de final.

VOLTAR AO INÍCIO

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo