América do Sul

Fluminense vai em busca de mais um milagre na Libertadores

A última semana da fase de grupos da Libertadores da América reservou altas emoções a torcedores de Fluminense e Santos. Os primeiros passarão nervoso na partida da equipe carioca contra o Argentinos Juniors, fora de casa, e ainda terá que secar o Nacional. Já os santistas têm menos motivos de preocupação, afinal, basta um triunfo simples sobre o fraco Deportivo Táchira no Pacaembu. Tudo isso na quarta-feira, mas no dia anterior será a vez do Internacional confirmar a classificação contra o Emelec em Porto Alegre.

Na Argentina, o Flu tem a missão mais complicada de todas. Para avançar no Grupo 3, tem que vencer o jogo – caso ganhe por dois gols ou mais de diferença, um empate do Nacional com o América, no Uruguai, resolve; caso a vitória seja pela margem mínima, os mexicanos, que já está nas oitavas de final, precisam colaborar e bater os uruguaios.

Para a partida decisiva, o técnico interino Enderson Moreira não poderá contar mais uma vez com o meia Deco e o lateral-esquerdo Carlinhos. Por outro lado, terá a opção de Tartá no banco de reservas. “A não classificação será em decorrência das campanhas nos dois turnos da primeira fase. Cada um que seja responsável pelo que fez”, afirmou Moreira, criticando também seu antecessor, Murict Ramalho.

Este, por outro lado, deixou a situação complicada no Flu para outra, agora, mais amena no Santos. Afinal, no Grupo 5, o Peixe se recuperou na última rodada, ao fazer 2 a 1 no Cerro Porteño no Paraguai. Agora, precisa apenas derrotar o Deportivo Táchira em São Paulo. Muricy terá os retornos de Elano, Neymar e Zé Eduardo. ““É confiança e convicção. Foi decisão contra o Cerro e será outra contra o Táchira”, disse o treinador.

E o Santos pode, até mesmo, se classificar com um empate. Para isso, basta um empate entre Colo Colo e Cerro, que ocupam os dois primeira lugares da chave. Os venezuelanos já está eliminados há algum tempo.

Colorado em campo

Um dia antes, na terça-feira, o Internacional entra em campo para encarar o Emelec, no Beira Rio. ao Colorado basta um empate para garantir uma das duas vagas do Grupo 6 nas oitavas de final. No entanto, com dez pontos, precisa de uma vitória para assegurar o primeiro lugar. O Emelec, com oito, até se classifica com uma igualdade no placar, mas precisaria que o Jaguares, com nove, não vencesse o Jorge Wilstermann na Bolívia.

A partida marcará a estreia de Paulo Roberto Falcão no banco do Inter na Libertadores. Ele estreou oficialmente no Colorado no sábado, na vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, pelo Campeonato Gaúcho – e promoveu algumas mudanças táticas na equipe – como a entrada de mais um atacante ao lado de Leandro Damião, que ganhou a companhia de Rafael Sóbis.

Oscar, tinha recuperado de um entorse no tornozelo direito e havia sido liberado pelo departamento médico, mas voltou a sentir dores e foi vetado. Assim, Andrézinho segue entre os titulares. Já o goleiro Lauro segue fora lesionado – Renan fica no time -, assim como o volante Tinga – este, porém, reserva.

Último grupo

Por fim, também na terça-feira, o Grupo 1 define seu segundo classificado para as oitavas de final da competição sul-americana. Com 11 pontos, o Libertad já se garantiu na fase seguinte e recebe o San Luis, que precisa vencer e torcer por um tropeço do Universidad San Martín, no Peru, contra o Once Caldas.

Os peruanos têm seis pontos e são seguidos pelos mexicanos com cinco e colombianos com quatro. Todos ainda aparecem com chances.

Confira todos os jogos da semana na Libertadores:

Terça-feira, 19/abr
Grupo 6: Internacional x Emelec – 20h15
Grupo 6: Jorge Wilstermann x Jaguares – 20h15
Grupo 1: Libertad x San Luis – 22h30
Grupo 1: Universidad San Martín x Once Caldas – 22h30

Quarta-feira, 20/abr
Grupo 5: Colo Colo x Cerro Porteño – 19h30
Grupo 5: Santos x Deportivo Táchira – 19h30
Grupo 3: Argentinos Juniors x Fluminense – 22h
Grupo 3: Nacional x América-MEX – 22h

Veja as próximas rodadas e a classificação da Libertadores da América.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo