América do Sul

Cruzeiro vai em busca da melhor campanha na Libertadores

A última rodada da Libertadores da América começa nesta semana, mas como o principal torneio sul-americano de clubes não preza pela organização, um grupo ainda terá jogos pela quinta rodada. Assim, na quarta-feira, o Cruzeiro entra em campo na Argentina, contra o Estudiantes, para fazer seu último jogo na primeira fase e buscar a melhor campanha entre todos os clubes. Já o Santos, na quinta, vai ao Paraguai jogar sua classificação contra o Cerro Porteño e pode acabar eliminado se não vencer, mesmo com um jogo ainda por fazer. O outro brasileiro que atuará na semana é o Grêmio, na quinta, contra o Oriente Petrolero, ainda sonhando com o primeiro lugar da chave.

Pelo Grupo 7, com 13 pontos, o Cruzeiro fará a segunda reedição da final da Libertadores de 2009. Na estreia da competição deste ano, a Celeste goleou em casa por 5 a 0. O técnico Cuca não terá à disposição o meia Walter Montillo, que acompanhará uma cirurgia no coração de seu filho. Fora ele, não há mais desfalques – o meia Marquinhos Paraná, que era dúvida, foi relacionado.

Por outro lado, o Estudiantes poupará alguns atletas. Com três pontos a menos, precisa tirar uma diferença de 15 gols no saldo para ficar com o primeiro lugar da chave. Assim, o treinador Eduardo Berizzo não levará para o jogo o meia Juan Sebastián Verón, o zagueiro Leandro Desábato, o atacante Rodrigo López, além de mais dois meias, Rodrigo Braña e Matías Sánchez. Terá, porém, os retornos do zagueiro Germán Ré e do atacante Gastón Fernández.

Cuca já olha à frente, pensando na vantagem de garantir a liderança geral da primeira fase. ““Se pegarmos um time sem tanta tradição, não podemos ser hipócritas de não achar que será melhor. Temos que ter uma sorte de a tabela nos ajudar também, um time de menos tradição. A gente não pode escolher. Estamos preparados para pegar qualquer um, mas, se a tabela puder dar uma força para a gente, melhor”, disse. Se o Cruzeiro confirmar essa primeira colocação, encarará o 16º classificado nas oitavas de final.

Peixe no Paraguai

O Santos terá Muricy Ramalho pela primeira vez no banco de reservas na Libertadores. Só que o treinador terá uma dura missão pela frente na quinta: contra o Cerro Porteño, em Assunção, jogará sua vida na competição. Caso perca, dependerá de um tropeço do Colo Colo na terça para seguir vivo. Com cinco pontos em quatro jogos, o Peixe está atrás dos paraguaios com oito e dos chilenos com seis, e à frente somente do Unión Española, com quatro.

Para complicar mais um pouco, Muricy não poderá escalar os suspensos Elano, Neymar e Zé Eduardo, expulsos na última rodada. O zagueiro Bruno Rodrigo também não participará do jogo, vetado pelo departamente médico. Por outro lado, Jonathan, Arouca e Diogo se recuperaram de lesões e foram relacionados pelo treinador.

Tricolor na Bolívia

No Grupo 2, o Grêmio, já classificado, vai em busca do sonho da liderança da chave. Com dez pontos, tem dois a menos que o Junior e encara o lanterna Oriente Petrolero. Precisa vencer e torcer por um improvável tropeço dos colombianos contra o León de Huánuro, em Barranquilha.

Para a partida, o técnico Renato Gaúcho terá os retornos de Gabriel, Douglas e Fábio Rochemback, que não atuaram no final de semana pelo Campeonato Gaúcho. Mas não contará com Carlos Alberto, que passou uma semana no Rio de Janeiro resolvendo problemas pessoais e ainda está fora de forma.

“O Carlos Alberto está fora, não tem a mínima chance de viajar. Ele está sem treinar faz uma semana, não irá jogar. Vamos aguardar a volta dele nesta segunda, conversar e retomar os treinos”, garantiu o treinador.

Confira todos os jogos desta semana da Libertadores da América:

Terça-feira, 12/abr
Grupo 8: LDU x Godoy Cruz – 19h15
Grupo 8: Peñarol x Independiente – 19h15
Grupo 5: Colo Colo x Deportivo Táchira – 21h30

Quarta-feira, 13/abr
Grupo 7: Estudiantes x Cruzeiro – 22h
Grupo 7: Guaraní x Deportes Tolima – 22h

Quinta-feira, 14/abr
Grupo 4: Caracas x Vélez Sarsfield – 20h30
Grupo 4: Universidad Católica x Unión Española – 20h30
Grupo 5: Cerro Porteño x Santos – 20h30
Grupo 2: Junior x León de Huánuco – 22h45
Grupo 2: Oriente Petrolero x Grêmio – 22h45

Veja as próximas rodadas e a classificação da Libertadores da América.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo