Atendendo a uma campanha da torcida, Suárez anuncia um pré-acordo para voltar a defender o Nacional
O contrato seria de três meses, em preparação para chegar à Copa do Mundo, antes do veterano se mudar para os Estados Unidos, segundo a ESPN uruguaia
Luis Suárez está de volta para casa. Pelo menos é o que ele anunciou, embora alguns detalhes ainda estejam um pouco confusos. Livre no mercado desde que seu contrato com o Atlético de Madrid terminou, e após as negociações com o River Plate terem sido abortadas pela eliminação do clube argentino da Libertadores, o atacante de 35 anos publicou um vídeo em sua conta pessoal no Twitter anunciando um pré-acordo com o Nacional, que seria de três meses, segundo a imprensa uruguaia.
Sempre foram fortes as especulações sobre o interesse da Major League Soccer por Suárez, e nesta terça-feira, parecia que o Los Angeles FC, clube de Giorgio Chiellini e Gareth Bale, estava próximo de anunciar a contratação. E isso ainda pode acontecer, , da ESPN uruguaia. Ele afirma que a ideia de Suárez é passar os próximos três meses no Nacional, disputar a Copa do Mundo e depois se integrar com um contrato por três temporadas – pelo qual já teria um acordo verbal com o Los Angeles, segundo Muñoz.
Não por acaso, ele diz que as negociações ainda são “muito difíceis” porque o Los Angeles quer que ele se apresente imediatamente. Suárez gostaria de retribuir o carinho que recebeu em uma campanha de torcedores do Nacional pelas redes sociais. Mencionou esse apoio em seu vídeo e falou que os últimos detalhes do acordo com o clube no qual começou carreira seriam finalizados nas próximas horas.
“Primeiro, queria agradecer o carinho que eu e minha família recebemos nos últimos dias. Foram impressionantes todas as mensagens que chegaram. Tocou nosso coração nesta situação em que temos que decidir e era inevitável aceitar esta oportunidade de ter a possibilidade de voltar a jogar pelo Nacional. Temos um pré-acordo com o clube. Os últimos detalhes serão finalizados nas próximas horas e esperamos que se chegue a um acordo que todos desejamos e do qual todos podemos desfrutar nesta nova etapa”, acrescentou.
— Luis Suarez (@LuisSuarez9) July 26, 2022
Em uma entrevista ao Ovación, do jornal uruguaio El País, que também publicou que a duração do contrato será de três meses, Suárez havia reclamado, quando encerrou as negociações com o River Plate, da falta de interesse do clube pelo qual estreou em 2005, marcou 12 gols em 35 jogos oficiais e conquistou duas edições do Campeonato Uruguaio. “Há um mês e meio, declarei que não sairia da Europa, mas o River insistiu e insistiu tanto que cheguei a considerar e houve uma possibilidade. O jogador precisa de carinho, e o River estava me dando. O Nacional poderia ter tentando fazer isso”, disse.
A partir de então, segundo o jornal, o presidente do Nacional, José Fuentes, falou “ops” e começou a negociar com Suárez para levá-lo de volta ao Nacional. Em seguida, os torcedores foram às redes sociais para tentar impulsionar o negócio – e parece que conseguiram. O site oficial do clube tricolor enfatizou a campanha #SuárezNoNacional que chegou aos Trending Topics mundiais e liderou a região durante cinco dias consecutivos.
“O maior artilheiro da história da seleção uruguaia está a um passo de oficializar o seu retorno”, confirmou o clube, em seu site oficial, incluindo um mea-culpa. “Todos os torcedores do Nacional sonhavam com o dia do regresso de Luis Suárez ao Nacional. Quem colocou o assunto na mesa foi o próprio pistolero dizendo semanas atrás que estava surpreso que o Nacional não havia entrado em contato neste mercado de transferências”.
“O presidente José Fuentes encarou o desafio e imediatamente se encarregou pessoalmente de todas as negociações, incluindo uma viagem a Madri para se encontrar cara a cara. O resultado é um pré-acordo entre as partes para que o regresso (de Suárez) ao Nacional possa ser anunciado em breve”, disse.
Caso seja confirmado, Suárez não teria a Libertadores para disputar, mas teria a chance de enfrentar o Atlético Goianiense pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. O Nacional também lidera o seu grupo do Apertura do Campeonato Uruguaio, com 19 pontos em sete rodadas.