América do Sul

Atendendo a uma campanha da torcida, Suárez anuncia um pré-acordo para voltar a defender o Nacional

O contrato seria de três meses, em preparação para chegar à Copa do Mundo, antes do veterano se mudar para os Estados Unidos, segundo a ESPN uruguaia

Luis Suárez está de volta para casa. Pelo menos é o que ele anunciou, embora alguns detalhes ainda estejam um pouco confusos. Livre no mercado desde que seu contrato com o Atlético de Madrid terminou, e após as negociações com o River Plate terem sido abortadas pela eliminação do clube argentino da Libertadores, o atacante de 35 anos publicou um vídeo em sua conta pessoal no Twitter anunciando um pré-acordo com o Nacional, que seria de três meses, segundo a imprensa uruguaia.

Sempre foram fortes as especulações sobre o interesse da Major League Soccer por Suárez, e nesta terça-feira, parecia que o Los Angeles FC, clube de Giorgio Chiellini e Gareth Bale, estava próximo de anunciar a contratação. E isso ainda pode acontecer, segundo o jornalista Diego Muñoz, da ESPN uruguaia. Ele afirma que a ideia de Suárez é passar os próximos três meses no Nacional, disputar a Copa do Mundo e depois se integrar com um contrato por três temporadas – pelo qual já teria um acordo verbal com o Los Angeles, segundo Muñoz.

Não por acaso, ele diz que as negociações ainda são “muito difíceis” porque o Los Angeles quer que ele se apresente imediatamente. Suárez gostaria de retribuir o carinho que recebeu em uma campanha de torcedores do Nacional pelas redes sociais. Mencionou esse apoio em seu vídeo e falou que os últimos detalhes do acordo com o clube no qual começou carreira seriam finalizados nas próximas horas.

“Primeiro, queria agradecer o carinho que eu e minha família recebemos nos últimos dias. Foram impressionantes todas as mensagens que chegaram. Tocou nosso coração nesta situação em que temos que decidir e era inevitável aceitar esta oportunidade de ter a possibilidade de voltar a jogar pelo Nacional. Temos um pré-acordo com o clube. Os últimos detalhes serão finalizados nas próximas horas e esperamos que se chegue a um acordo que todos desejamos e do qual todos podemos desfrutar nesta nova etapa”, acrescentou.

Em uma entrevista ao Ovación, do jornal uruguaio El País, que também publicou que a duração do contrato será de três meses, Suárez havia reclamado, quando encerrou as negociações com o River Plate, da falta de interesse do clube pelo qual estreou em 2005, marcou 12 gols em 35 jogos oficiais e conquistou duas edições do Campeonato Uruguaio. “Há um mês e meio, declarei que não sairia da Europa, mas o River insistiu e insistiu tanto que cheguei a considerar e houve uma possibilidade. O jogador precisa de carinho, e o River estava me dando. O Nacional poderia ter tentando fazer isso”, disse.

A partir de então, segundo o jornal, o presidente do Nacional, José Fuentes, falou “ops” e começou a negociar com Suárez para levá-lo de volta ao Nacional. Em seguida, os torcedores foram às redes sociais para tentar impulsionar o negócio – e parece que conseguiram. O site oficial do clube tricolor enfatizou a campanha #SuárezNoNacional que chegou aos Trending Topics mundiais e liderou a região durante cinco dias consecutivos.

“O maior artilheiro da história da seleção uruguaia está a um passo de oficializar o seu retorno”, confirmou o clube, em seu site oficial, incluindo um mea-culpa. “Todos os torcedores do Nacional sonhavam com o dia do regresso de Luis Suárez ao Nacional. Quem colocou o assunto na mesa foi o próprio pistolero dizendo semanas atrás que estava surpreso que o Nacional não havia entrado em contato neste mercado de transferências”.

“O presidente José Fuentes encarou o desafio e imediatamente se encarregou pessoalmente de todas as negociações, incluindo uma viagem a Madri para se encontrar cara a cara. O resultado é um pré-acordo entre as partes para que o regresso (de Suárez) ao Nacional possa ser anunciado em breve”, disse.

Caso seja confirmado, Suárez não teria a Libertadores para disputar, mas teria a chance de enfrentar o Atlético Goianiense pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. O Nacional também lidera o seu grupo do Apertura do Campeonato Uruguaio, com 19 pontos em sete rodadas.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo