Argentina

Treinador da Argentina, Scaloni surpreende ao apontar suas inspirações na profissão

Técnico argentino citou nome icônico e outros menos conhecidos ao falar de colegas de profissão que o inspiram

Atual campeão mundial no comando da Seleção Argentina, o treinador Lionel Scaloni, de 46 anos, surpreendeu ao revelar suas inspirações na profissão de técnico de futebol.

Premiado como melhor treinador do mundo no início de 2023, ao receber o The Best, da Fifa, Scaloni vive fase iluminada de sua carreira.

Ainda em seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe principal, o argentino já possui vasto arsenal de conquistas, tendo ganhado a Copa do Mundo de 2022, as Copas América de 2021 e 2024, além do Superclássico das Américas de 2019 e da Copa dos Campeões CONMEBOL–UEFA de 2022.

Concentrado com a Seleção Argentina para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, Scaloni falou com jornalistas em coletiva de imprensa realizada neste domingo (8), em Ezeiza, cidade localizada na província de Buenos Aires, na Argentina.

Entre várias perguntas respondidas por Scaloni, se destacou aquela onde foi questionado sobre qual o treinador com quem ele mais se identifica. O comandante argentino fugiu do padrão, citando, além de um grande nome, dois personagens menos conhecidos no universo do futebol.

Lionel Scaloni guiou a Argentina a mais um título
Lionel Scaloni guiou a Argentina a mais um título (Foto: IMAGO Images)

Córdoba, Irureta e Ancelotti, os favoritos de Scaloni

Em longa resposta, Scaloni não se limitou a citar apenas um nome. O comandante da argentina tratou de falar de Daniel ‘Profe’ Córdoba, que o dirigiu no Estudiantes de La Plata, ainda nos anos 1990, e Javier Irureta, treinador do Deportivo La Coruña que conquistou quatro títulos — uma La Liga, uma Copa do Rei e duas Supercopas Espanholas — no início dos anos 2000. Hoje, nenhum dos dois, ainda trabalha.

Mas para além dos citados, menos badalados atualmente, Scaloni tratou de colocar o lendário Carlo Ancelotti no topo da lista. Multicampeão, o atual treinador do Real Madrid compete com Lionel pela Bola de Ouro de 2024.

— Para mim hoje, Ancelotti é uma referência, principalmente ao vê-lo trabalhar. Penso muitas coisas iguais a ele e me parece um cara que já fez história — revelou Scaloni.

Multicampeão como jogador, Ancelotti elevou suas conquistas ao passar a trabalhar na beira dos campos.

Com história em diferentes países e em grandes clubes, como Real Madrid, Chelsea, Milan e Bayern de Munique, o italiano é tido por muitos como o maior treinador da história.

São nada menos que cinco Champions League conquistadas e troféus nacionais das cinco grandes ligas europeias: Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1.

Eu o ouço e me sinto identificado — derreteu-se Scaloni, ao falar do lendário italiano.

Além de Carlo Ancelotti e Lionel Scaloni, concorrem ao prêmio de melhor treinador do mundo de 2024:

  • Pep Guardiola (Manchester City)
  • Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)
  • Gian Piero Gasperini (Atalanta)
  • Luis de la Fuente (Seleção Espanhola)

A Trivela listou os feitos de cada um dos concorrentes à honraria.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo