Por que ex-La Liga não comemorou gol vital contra o River Plate em pleno Monumental?
No San Lorenzo, craque ex-La Liga marcou o gol do empate contra o River Plate, que ainda não se garantiu na Libertadores
Com o final da temporada batendo na porta, as equipes sul-americanas brigam pelas últimas vagas na Copa Libertadores. O River Plate continua na luta, porém, não conseguiu garantir a classificação antecipada graças a um gol de um jogador ex-La Liga.
Trata-se de Iker Muniain (ex-Athletic-Bilbao), que balançou as redes do millionario no empate com o San Lorenzo por 1 a 1, na última quarta-feira (4), no Mâs Monumental, pela 24ª rodada da Liga Argentina.
O meia-atacante do Clube do Papa Francisco fez um gol de pênalti aos 21 minutos do 2º tempo, evitando a derrota do San Lorenzo. Contudo, o jogador espanhol de 31 anos não comemorou, já que é um torcedor assumido do River Plate.
Aqui cabe ressaltar que, caso vencesse o San Lorenzo, o River Plate garantiria matematicamente sua vaga na Libertadores 2025. Entretanto, como isso não aconteceu, a equipe de Marcelo Gallardo tem mais duas rodadas no campeonato, dependendo apenas de si para classificar.
Muniain quase foi parar no River Plate
Ídolo do Athletic Bilbao, Muniain não renovou seu contrato ao final da temporada 2023/24 e ficou livre no mercado. Mesmo com propostas mais vantajosas do Catar e da Arábia Saudita, o meia-atacante espanhol foi parar na Argentina.
Em entrevista ao canal Movistar+, em 2022, Iker Muniain revelou que acompanhava o River Plate desde quando era criança, muito por conta do amor dos argentinos pelo futebol.
Quatro anos antes, o meia-atacante chegou a ir no Santiago Bernabéu disfarçado para acompanhar a final da Copa Libertadores contra o Boca Juniors, cujo título ficou com o Millionario.
Não à toa, quando ficou sem clube, o espanhol abriu negociações com o River Plate, mas teve sua vinda barrada pela comissão técnica de Gallardo. Pouco tempo depois, Muniain assinou com o San Lorenzo, onde atua desde setembro.
Gallardo responde sobre craque ex-La Liga
Ciente do carinho do craque ex-La Liga pelo River, torcedores argentinos aplaudiram o nome do meia-atacante espanhol quando ele foi anunciado antes da partida. Isso ajuda a explicar porque Iker Muniain não celebrou seu gol no Monumental.
Em coletiva pós-jogo, Gallardo foi perguntado sobre o desempenho do meia-atacante. O técnico, por sua vez, não quis exaltar o espanhol por sua ligação com o River Plate, já que, segundo o argentino, vários jogadores adversários também torcem pelo River Plate:
Não vou falar de jogadores que não estão no meu time, tudo que eu comentar vai ter um certo impacto e não faz sentido falar de outro jogador. Ele (Muniain) é um torcedor confesso do River. Se eu falar de todos os torcedores (jogadores) do River que enfrentamos, seria uma bagunça, tenho que dedicar tempo e opinião ao meu time.