Multa baixa de Valentín Barco obriga Boca Juniors a vendê-lo para o Brighton
Destaque do Boca Juniors no vice da Libertadores, Valentín Barco está de saída para o futebol inglês por apenas 10 milhões de dólares

Do aguerrido time do Boca Juniors de 2023, finalista da Copa Libertadores, não havia muita qualidade e talento além do esforço de uma equipe pouco brilhante. Edinson Cavani não desempenhou nada próximo do que fez na Europa e Miguel Merentiel teve que suprir a ausência de gols. Nesse deserto de ideias, o garoto canhoto Valentín Barco chamou atenção pela técnica com a bola nos pés, mas os Xeinezes não terão mais tempo para admirá-lo: o meia/lateral-esquerdo de 19 anos sairá do clube nesta janela de transferências, seja com o Brighton pagando sua baixa multa rescisória de 10 milhões de dólares ou o próprio atleta desembolsando os valores, conforme publicou a imprensa argentina.
El Colo – como é conhecido o jovem na Argentina – e seu empresário, Adrián Ruocco, fizeram jogo duro para renovarem o contrato com o Boca no início do ano passado. Enquanto o clube queria mais três anos de vínculo e uma multa maior, por volta dos 14 milhões, o staff do atleta pedia vínculo apenas até o fim de 2024 e multa de 10 milhões. No fim, para evitar que Barco saísse de graça, o clube perdeu a queda de braço e atendeu as exigências.
Nesse momento, Valentín e Ruocco pressionam os Xeinezes para aceitarem a proposta do Brighton, que deixará 10% para o clube formador e será pago de forma parcelada. Caso não aceitem, o próprio Barco bancará os valores, visto que já nesta terça-feira (9), o valor da multa sobe para 14 milhões, número que não interessa para os ingleses, nem ao atleta.
? In the next few days Valentín Barco will be a Brighton player.
[@DiarioOle]#bhafc pic.twitter.com/f6BXfwGSXW
— Brighton Bubble (@BrightonBubble) January 7, 2024
No meio do ano passado, o mesmo Brighton se interessou pelo jogador, que queria terminar o ano no clube argentino em busca da Libertadores. Houve também uma consulta do Manchester City.
Cria da base do clube, Barco estreou no profissional do Boca Juniors em julho de 2021, com apenas 16 anos, 11 meses e 23 dias. Sob comando de Miguel Ángel Russo, jogou 82 minutos como titular contra o Unión e voltou para as duas partidas seguintes Campeonato Argentino, confrontos que os mais jovens atuaram porque os principais jogadores estavam focados na Libertadores. Nessas partidas, jogou como lateral-esquerdo, sua posição natural. Eis que passou um hiato de dois anos sem pisar na equipe principal, não ganhando oportunidade dos técnicos seguintes Sebastián Battaglia e Hugo Ibarra.
Só voltou a ser finalmente utilizado no profissional com Jorge Almiron em abril do ano passado. Engatou 32 jogos, sendo 29 como titular, e anotou seus dois primeiros gols contra Newell's Old Boys e Monagas. Inicialmente como substituto de Frank Fabra na lateral esquerda, ganhou uma vaga como meia pela esquerda e não saiu mais. Mostrou extrema habilidade com a bola nos pés, de rápida tomada de decisão e alta precisão nos duelos mano a mano. Na partida com o Palmeiras até subiu em cima da bola, como fez Yeferson Soteldo pelo Santos contra o Vasco.
Pela Seleção Argentina, o jovem é presença desde a categoria sub-15 e recentemente esteve, como lateral, no Mundial sub-20. Inclusive, nesse momento, Valentín está a serviço da Albiceleste na preparação para o pré-Olímpico, comandado pelo ex-jogador Javier Mascherano.
No Brighton, Barco encontrará um compatriota da mesma idade. Trata-se do jovem meia Facundo Buonanotte, de 19 anos, contrato por seis milhões de euros no início de 2023 junto ao Rosario Central. Na última janela de transferências, os Seagulls contavam com o também argentino Alexis Mac Allister, mas o negociaram por 42 milhões ao Liverpool.
Os números de Valentín Barco no Boca Juniors
- 35 jogos (31 como titular), 2503 minutos disputados, com 12 vitórias, 14 empates e 9 derrotas;
- 2 gols e 4 assistências.