Argentina

Morre Luis Menotti, um dos mais notáveis técnicos da história da Argentina

Campeão Mundial com a Argentina em 1978, treinador nos deixou aos 85 anos

Cesar Luis Menotti, considerado um dos maiores treinadores do futebol argentino e internacional, morreu neste domingo (5). Campeão da Copa do Mundo de 1978 com a Argentina, o ex-comandante da Albiceleste trabalhava como diretor de seleções da Associação de Futebol Argentino (AFA). Nas redes sociais, a entidade publicou uma nota lamentando o falecimento de seu ex-diretor e treinador. A causa da morte não foi confirmada.

A AFA inclusive decretou um minuto de silêncio em homenagem ao ex-treinador na decisão da Copa Argentina entre Estudiantes e Vélez Sarsfield neste domingo (5). Meio-campista de muita qualidade em seus tempos de jogador, Menotti defendeu camisas pesadas do futebol argentino como Boca Juniors, Racing e Rosario Central, e chegou inclusive a atuar no Brasil, registrando passagens pelo Santos e também pelo Juventus da Mooca.

Antes de treinar a seleção da Argentina, Menotti comandou o Newell's Old Boys e o Huracán, e após sua saída da seleção em 1983, passou por inúmeros clubes tradicionais como Barcelona, Atlético de Madrid, Sampdoria, River Plate, seleção mexicana e Peñarol.

Marcada por conquistas, a carreira de Cesar Luis Menotti será lembrada para sempre como uma das mais impactantes do futebol argentino. No comando do Huracán, o treinador levou o clube ao título nacional em 1973. Em seguida, foi campeão da Copa do Rei, da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha pelo Barcelona. Além disso, foi o responsável pelo primeiro título mundial da seleção da Argentina, e também de uma mudança de postura do país em relação ao esporte.

Um ano após vencer o Mundial de seleções em 78, o treinador levou o time de base da Argentina ao título da Copa do Mundo sub-20 em 1979.

Como Menotti mudou a mentalidade do futebol argentino

Menotti mudou a mentalidade do futebol argentino dentro e fora de campo, transformando sua filosofia. A abordagem inovadora e paixão pelo jogo ofensivo e atraente transformaram a seleção, que a partir da primeira conquista, se tornou cada vez mais relevante.

Principais conquistas de Menotti

  • 1978: Copa do Mundo – Argentina
  • 1979: Campeonato Mundial Sub-20 – Argentina
  • Copa do Rei e a Liva espanhola – Barcelona

Reações e homenagens ao lendário treinador

A comunidade futebolística lamentou muito a morte de Menotti. O Barcelona também publicou em sua redes sociais uma mensagem homenageando seu ex-treinador, expressando suas condolências. Tributos vindos de todo o mundo refletem o respeito e a admiração que Menotti.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo