Argentina

Messi desanima hermanos sobre chance de atuar no futebol argentino

Craque do Inter Miami vê aposentadoria próxima e dá a entender que encerrará carreira nos Estados Unidos

Há anos, muitos torcedores argentinos, sobretudo do Newell's Old Boys, questionam quando Lionel Messi retornará para casa. Nascido no bairro La Bajada, localizado na região sul de Rosário, o camisa 10 integrou as categorias de base do clube rubro-negro dos seis aos 13 anos. Na época, marcou 234 gols em 176 jogos.

Torcedor declarado do Newell's, Messi nunca escondeu o desejo de voltar a defender as cores da equipe que o projetou para o futebol. Mas ao que tudo indica, isso não vai mais acontecer. Em entrevista à ESPN Argentina, o craque revelou que o Inter Miami deve ser o último clube de sua longeva e vitoriosa carreira.

— Sim, acredito que sim. Hoje creio que (o Inter Miami) vai ser meu último clube, sim — disse Messi.

Concentrado com a delegação argentina para a disputa de mais uma Copa América — torneio que conquistou em 2021 no Brasil — Messi admitiu não estar preparado para se aposentar dos gramados.

— Eu também não estou (preparado para deixar o futebol). Fiz isso a vida inteira, adoro jogar bola, curto o treino, o dia a dia, o jogo. Sim, um pouco de medo de quando terminar tudo sempre existe. Foi um passo difícil deixar a Europa para vir aqui (nos EUA). O fato de ter sido campeão do mundo ajudou para ver a coisa de outra maneira. Mas não penso nisso, tento desfrutar muito mais de tudo, porque tenho consciência de que cada vez falta menos.

Por que a declaração de Messi decepciona os argentinos?

Desde que estourou no Barcelona e se tornou um dos maiores de todos os tempos do futebol, Messi passou a ser questionado sobre um possível retorno às origens. E o meia-atacante sempre deixou claro a intenção vestir a camisa do Newell's novamente.

A entrevista que iludiu o torcedor do Newell's

Em 2016, por exemplo, externou essa vontade em entrevista a Minguito, personagem do programa humorístico argentino Polémica en el Bar.

— Jogar no Newell’s é um sonho pendente que tenho. É algo que eu queria desde pequeno. Mas aí minha vida mudou e eu acabei tomando outro rumo. E não me arrependo, logicamente. Mas gostaria de voltar a jogar na Argentina, no clube em que cresci — afirmou Messi na época.

Jogo festivo em Rosário

No ano passado, Messi esteve presente na despedida de Maxi Rodríguez. O evento era dedicado ao amigo, mas foi o camisa 10 quem roubou a cena em Rosário.

Ele foi recebido com muita festa ao entrar no gramado do Estádio Marcelo Bielsa e pôde sentir o carinho e devoção dos torcedores do Newell's.

— Bem-vindo, Messi. Está é sua casa — disse o locutor do estádio durante a entrada do craque.

Messi ao lado de Maxi Rodríguez nos vestiários do Estádio Marcelo Bielsa, em Rosario (Foto: Divulgação/ESPN)

‘Cavada' de jornal catalão

Em outubro de 2023, o jornal catalão El Nacional trouxe a público a suposta intenção de Messi deixar o Inter Miami e reforçar o Newell's Old Boys.

Segundo o periódico, o camisa 10 planejava voltar a Rosário quando o vínculo com os norte-americanos se encerrasse, em dezembro de 2025.

Amistoso entre Inter Miami x Newell's

O amistoso entre Inter Miami e Newell’s Old Boys, realizado em fevereiro deste ano, foi especial para Lionel Messi, que teve a oportunidade de enfrentar seu clube do coração.

Antes da bola rolar nos Estados Unidos, jogadores do Newell’s fizeram fila para tirar foto com Messi. O ídolo atendeu ao pedido de todos, esperando pacientemente por cada fotografia.

A partida e aproximação com o ex-time reacenderam as especulações sobre um possível retorno do craque à Argentina.

Messi é tietado por jogadores do Newell's em amistoso nos Estados Unidos (Foto: Icon Sport)

Messi no Inter Miami

O Inter Miami, clube que tem David Beckham como um dos donos, acertou a contratação de Messi em junho de 2023, seis meses após o craque liderar a Argentina ao título mundial, no Catar.

O meia-atacante, que fez história com a camisa do Barcelona e defendeu o Paris Saint-Germain por duas temporadas, chegou ao time norte-americano a custo zero.

Campeão da Leagues Cup em 2023, Messi já soma 29 partidas pelo Inter Miami, com 25 gols marcados e 16 assistências concedidas.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo