Argentina

Estas são as quartas de final da Copa da Liga Argentina

Sem o tradicional Boca Juniors, Copa da Liga Argentina chega às quartas de final para confirmar presentes na Libertadores e Sul-Americana de 2024

Enfim, acabou a fase de grupos da Copa da Liga Argentina, segunda competição mais importante do país, disputada no segundo semestre. A última rodada aconteceu entre a última sexta-feira (25) até terça (28) e definiu os classificados às quartas de final da competição, além de somar os últimos pontos para a classificação anual do futebol argentino, confirmando os presentes na Copa Libertadores e Sul-Americana 2024 e a luta pelo rebaixamento.

Dividido em dois grupos de 14 times cada, classificaram-se os quatro melhores de cada chave. Líder do grupo A e dono da melhor campanha na Copa da Liga, o Huracán enfrentará a modesta Platense neste sábado (2). No mesmo dia, jogam Godoy Cruz e Banfield. Quem ficou na ponta da tabela do B foi o Racing, que duela com o Rosario Central no domingo (3). O River Plate, campeão argentino, terá o Belgrano pela frente também no dia 3.

O chaveamento da semifinal colocará o vencedor de Huracán e Platense no caminho de Godoy Cruz ou Banfield. Do outro lado, quem passar entre River e Belgrano enfrenta Racing ou Rosario Central.

Todo o mata-mata será em jogos únicos. As semifinais estão marcadas para o outro final de semana (9 e 10 de dezembro) e a grande final para o dia 17 do próximo mês. Caso os jogos de quartas e semis fiquem empatados, a classificação será definida nas penalidades. Já na decisão, antes das disputas de pênaltis, terá prorrogação com dois tempos de 15 minutos cada.

Os jogos das quartas de final da Copa da Liga Argentina

  • Huracán x Platense – sábado (2), às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Bicentenário;
  • Godoy Cruz x Banfield – sábado (2), às 21h30, no Estádio Único de Villa Mercedes;
  • River Plate x Belgrano – domingo (3), às 18h30, no Estádio Mario Kempes;
  • Racing x Rosario Central – domingo (3), às 21h30, no Estádio Padre Martearena.

A tabela de classificação final

Grupo A

 

Grupo B

 

Última rodada também definiu classificados para Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento terá jogo de desempate

A rodada final da Copa da Liga Argentina foi a última chance dos clubes alcançaram seus objetivos pela classificação anual, que também soma os pontos do Campeonato Argentino, disputado no primeiro semestre e vencido pelo River Plate. A tabela dá três vagas à Libertadores, seis à Sul-Americana e define um rebaixado (o outro é por de média de pontos nos últimos três anos).

No total de 2023, os Milionários foram definitivamente o melhor time e terminaram na ponta da tabela da temporada, mas como já tinham uma vaga na Libertadores pelo título nacional, abriu-se a possibilidade para o quarto colocado. O Talleres ficou em segundo, com 67 pontos (18 a menos que o River), e garantiram a classificação a principal competição do continente junto de Rosario Central e San Lorenzo.

O quinto colocado, Godoy Cruz, teve que se contentar com a Sul-Americana, mesmo cenário do Boca Juniors, vice-campeão da Liberta para o Fluminense, Estudiantes, Racing, Defensa y Justicia, Lanus e Belgrano. Mas ainda há formas desses classificados irem para Libertadores. O Godoy Cruz pode ser campeão da Copa da Liga Argentina, que dá vaga, ou torcer pelo título do Rosario Central, equipe logo acima na tabela anual.

O Atlético Tucumán está confirmado na Sul-Amerina do próximo ano mesmo fora da zona de classificação porque Estudiantes e Defensa y Justicia fazem a final da Copa da Argentina e o vencedor chegará na Libertadores 2024, abrindo uma vaga logo abaixo.

Estas são as quartas de final da Copa da Liga Argentina
Os classificados à Libertadores e Sul-Americana 2024 via classificação anual do futebol argentino (Foto: promiedos.com.ar)

Para o rebaixamento acontecerá um jogo extra entre Gimnasia y Esgrima contra o Colón. Ambos terminaram com 45 pontos e, em caso de descenso, os critérios de desempate como saldo de gols e vitórias não contam. Quem perder se juntará ao Arsenal na segunda divisão de 2024. Vale destacar que anteriormente três clubes seriam rebaixados, mas a AFA deu uma virada de mesa no meio do campeonato e tirou um dos rebaixamentos.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo