Argentina

Clássico proibido na Argentina voltará a acontecer após 27 anos e preocupa autoridades

Marcado pela violência, Aldosivi x Alvarado voltarão a se enfrentar na Argentina com um histórico repleto de cenas lamentáveis

Clássicos são diferentes em qualquer lugar do mundo, e algumas rivalidades são conhecidas pelo clima quente dentro – e, principalmente, fora – de campo. Na Argentina, um confronto que você provavelmente não conhece, se tornou tão violento que chegou a ser proibido pelas autoridades do país. Nesta temporada, 27 anos depois, Aldosivi x Alvarado voltarão a se enfrentar em uma tentativa de deixar esse histórico para trás.

Os times de Mar del Plata ficarão frente a frente na Primera Nacional (segunda divisão argentina) de 2024, e vão reviver uma rivalidade de mais de 70 anos de história. Aldosivi x Alvarado foram sorteados para se enfrentarem na fase interzonal da competição. O primeiro clássico será jogado em março, ainda sem data exata. Na temporada, as equipes ainda farão mais uma partida que promete ser pesada.

Aldosivi x Alvarado não se encaram desde 1997, quando cenas lamentáveis fizeram o duelo ser “vetado” na Argentina. Em 10 de agosto daquele ano, os times se encontraram pelo Torneio Marplatense, mas a partida durou apenas 30 minutos.

Brigas dentro – e fora – do estádio, confrontos nas ruas, um muro derrubado e jogadores atingidos com gás lacrimogêneo. Esses são apenas alguns exemplos do que aconteceu há quase 30 anos. Por questão de segurança, o árbitro interrompeu o clássico. Dali para frente, o embate ficou com má fama no país, ao ponto de que nem mesmo os torneios amistosos convidaram as equipes, temendo novos episódios de violência no futebol.

Em 2011, a Copa da Argentina teria uma rodada especial com clássicos entre os times daquela edição. Contudo, o jogo entre os clubes do Mar del Plata foi vetado por ordem da polícia local. Aliás, a estimativa das autoridades é que Aldosivi x Alvarado necessite do mesmo número de policiais utilizados para River Plate x Boca Juniors, a maior rivalidade do país.

Conheça Aldosivi x Alvarado

Aldosivi x Alvarado se enfrentaram pela primeira vez em 1954, mas ainda não era considerado o maior clássico marplatense, cujo título pertencia a equipes como San Lorenzo e Kimberley. Os times disputavam, principalmente, torneios da região antes de surgirem para o cenário nacional.

O status da rivalidade mudou de patamar em 1988, quando parte da torcida do Alvarado começou a apoiar os torcedores do Norte, então adversário do Aldosivi. Naquele confronto, os dois lados partiram para as vias de fato, o que se repetiu nas temporadas seguintes.

Só que o escândalo de 1997 foi tão grande que a liga de Mar del Plata excluiu Aldosivi x Alvarado das competições regionais. Na sequência, os organizadores deixou os clubes em chaves diferentes, evitando novos clássicos. Agora, 27 anos depois, os rivais voltarão a ficar frente a frente.

O estádio José María Minella, palco de Aldosivi x Alvarado, também é um personagem à parte. O palco está em péssimas condições, tanto que a arquibancada principal está interditada desde 2021 por conta do risco de desabamento.

O Minella sediou três jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978 (contra Suécia, Espanha e Áustria). O estádio é usado tanto pelo Aldosivi, quanto pelo Alvarado. A princípio, também receberia os confrontos de 2024, mas ainda precisa passar pela autorização da polícia marplatense.

Ao todo, Aldosivi x Alvarado já realizaram 88 partidas, sendo 34 vitórias para o primeiro, 31 triunfos para o segundo, além de 23 empates. As informações são do GE. Agora, resta saber se as cenas de violência irão se repetir no reencontro das equipes nesta temporada do futebol argentino.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo