Agüero passa bem e respira aliviado após o risco: fará falta a Manchester City e Argentina

A notícia deu um susto, por mais que a informação inicial já viesse com a confirmação de que não existiam maiores riscos. Sergio Agüero sofreu um acidente de automóvel na madrugada desta quinta, após assistir a um show em Amsterdã, e fraturou uma costela. O Manchester City manteve a cautela ao tratar o caso, sem emitir qualquer posicionamento até o retorno de seu artilheiro à Inglaterra nesta sexta. Diante dos rumores de que o acidente poderia ser fatal se o argentino não estivesse usando o cinto de segurança, todo cuidado era necessário. Entretanto, os médicos do clube anunciaram justamente a lesão já conhecida, afirmando que outros exames serão realizados nos próximos dias para avaliar se há outras consequências e o real tempo de retorno.
Agüero deve se sentir grato o suficiente por não sofrer consequências piores. De qualquer forma, o acidente também causa impacto direto em sua carreira – e nas equipes que defende. O Manchester City perde o melhor jogador em seu início de temporada, em um momento importante na Premier League, disputando a liderança ponto a ponto. Já a Argentina não poderá contar com o atacante em seus compromissos finais nas Eliminatórias da Copa.
Caso Agüero permaneça mesmo dois meses em recuperação, o Manchester City o perderá em duas partidas contra os principais times da Premier League: na visita ao Chelsea, já neste sábado, e na recepção ao Arsenal, no início de novembro. Além disso, neste intervalo também acontecerão os dois embates com o Napoli pela Liga dos Campeões, importantes na briga pela liderança do grupo. Já o clássico contra o Manchester United, no início de dezembro, talvez possa contar com o retorno do argentino, diante da previsão preliminar – sem o embasamento dos médicos ingleses, contudo.
Nesta sexta, Pep Guardiola comentou o episódio. Preferiu não entrar em detalhes: “Felizmente, ele voltará e se recuperá o mais cedo possível. Era seu dia de folga, não sou a polícia. Eu preferiria contar com Mendy, Kompany e Agüero, mas nós jogaremos com 11”. Sabe, de qualquer forma, que perde um dos maiores trunfos de seu ataque. Agüero anotou sete gols e ofereceu três assistências nas oito partidas que disputou na temporada. O entrave deve efetivar Gabriel Jesus como homem de referência, abrindo passagem também a Leroy Sané, destaque quando ganhou oportunidades nos últimos jogos.
Já na seleção argentina, Jorge Sampaoli terá que repensar a sua linha de frente para o jogo decisivo contra o Peru, nas Eliminatórias. O treinador tinha indicado que imaginava Agüero, ausente nas partidas anteriores por lesão, compondo um trio de ataque com Lionel Messi e Mauro Icardi. Assim, o treinador deverá voltar a apostar suas fichas em Paulo Dybala, que não agradou contra Uruguai e Venezuela, apesar da fase extraordinária pela Juventus. Papu Gómez e Emiliano Rigoni correm por fora. Já Kun, por uma obra do acaso, terá que ver os jogos de casa – mas sabendo que talvez sua sorte já tenha sido grande por isso.
I’m home in Manchester after an exam by club Drs. It’s a broken rib. Hurts, but I’m fine, fully focused on recovery. Thank you all! pic.twitter.com/uamK7xwo99
— Sergio Kun Aguero (@aguerosergiokun) 29 de setembro de 2017