América do SulArgentina

Após a dolorosa saída do Newell’s, Maxi Rodríguez busca um novo horizonte no Peñarol

Maxi Rodríguez era uma instituição no Newell’s Old Boys. Formado pelos rosarinos, o ponta deixou o Liverpool para voltar ao time de coração em 2012, quando ainda estava em ótima fase física e técnica. Não à toa, se transformou em um dos melhores jogadores do futebol argentino. Foi campeão com os leprosos em 2013 e continuou sendo convocado à seleção – presente inclusive na Copa do Mundo de 2014, a terceira de sua carreira. É verdade que a idade cobrava seu preço, mas o veterano permanecia como uma grande influência. Um ídolo irrefutável. Que, aos 36 anos, acaba preferindo se despedir. La Fiera deixa o Newell’s depois de cinco temporadas vestindo a camisa rubro-negra. Defenderá o Peñarol.

VEJA TAMBÉM: Maxi Rodríguez fez a alegria de uma torcedora do Newell’s em seu aniversário de 105 anos

A saída de Maxi foi bastante emotiva. Na última semana, o ponta confirmou que não seguiria em Rosario. Apesar da adoração, o veterano atravessou momentos difíceis no clube. Relevou muita coisa por amor, como os ataques à casa de seus avós, pichada e alvejada por tiros às vésperas de um clássico contra o Rosario Central. Nos últimos meses, a relação se desgastou mais. Os leprosos sofrem com dificuldades financeiras que afetam o elenco de diferentes maneiras. Era o capitão quem mais comprava a briga com os dirigentes. Não à toa, no anúncio decisão, falou que “por sua saúde mental” era melhor romper.

De qualquer maneira, a saída de Maxi Rodríguez se aponta mais como um “até logo” do que como um “adeus”. O argentino afirmou que ainda pretende encerrar a carreira vestindo a camisa do Newell’s. Para tanto, espera que a situação interna melhore bastante. Os jogadores chegaram a ameaçar uma greve no início do ano, enquanto até mesmo materiais básicos faltaram para o trabalho cotidiano.

Por sua relação com Tata Martino, o Atlanta United aparecia como provável destino a Maxi. O jogador também gerou forte interesse no River Plate, embora tenha rechaçado vestir a camisa de outro clube argentino. O Panathinaikos fez uma oferta, mas as tratativas não avançaram. Então, o Peñarol entrou na jogada e anunciou o veterano nesta quinta-feira. O argentino chega a Montevidéu em um pacote de reforços dos aurinegros que ainda conta com Walter Gargano, volante da seleção uruguaia de longa passagem pelo Napoli, que estava no Monterrey. Ambos já são colocados entre os líderes do elenco, ao lado de Cristian ‘Cebolla’ Rodríguez.

Maxi Rodríguez mantém a boa forma e terminou o último Campeonato Argentino como um dos destaques do Newell’s, que ficou na mediana nona colocação – ainda assim, vista como uma vitória, diante de todos os entraves do clube. O ponta anotou nove gols em 26 jogos. Se já não tem a potência de outros tempos, a qualidade técnica se sobressai. É nisso que o Peñarol aposta ao levá-lo a Montevidéu. Apesar da idade, os carboneros confiam na eficiência e no profissionalismo sempre presente na carreira de La Fiera.

Neste momento, o Peñarol precisa realmente de uma guinada. Os aurinegros terminaram o Torneio Apertura na terceira colocação, mas distantes de competir com Defensor e Nacional pelo título. Além disso, fizeram feio na Copa Libertadores, sem sequer deixar a lanterna, em participação marcada pelo papelão contra o Palmeiras. Maxi Rodríguez pode ser o ícone para ajudar os carboneros a recuperarem sua grandeza manchada. Tanto quanto o talento, liderança e caráter são dois predicados do novo contratado.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.