AlemanhaBundesliga

Werder Bremen volta à Bundesliga e Hamburgo vai aos playoffs contra o Hertha Berlim

Na última rodada da segunda divisão alemã, Werder conseguiu garantir o acesso de volta á Bundesliga e o Hamburgo enfrentará o temido playoff contra o Hertha por vaga na elite

O Werder Bremen se juntou ao Schalke 04 e voltou à primeira divisão alemã, a Bundesliga. O time conseguiu uma vitória por 2 a 0 em casa contra o Jahn Regensburg, o que garantiu a subida de divisão em segundo lugar. O Hamburgo ainda sonhava com essa vaga, também venceu ao bater o Hansa Rostock por 3 a 2 fora de casa, e assegurou ao menos o terceiro lugar. Com isso, vai disputar os playoffs contra o 16º da primeira divisão, o tradicional Hertha Berlim.

VEJA TAMBÉM: Despedida de Haaland, Stuttgart se salva e Union Berlim na Liga Europa: a última rodada da Bundesliga

O título da segundona ficou mesmo com o Schalke, que venceu o Nuremberg por 2 a 1 fora de casa, mas o que importava mesmo nesta última rodada era saber quem conseguiria as duas últimas chances de subir à primeira divisão. O segundo colocado consegue acesso direto e o terceiro ainda tem uma chance no playoff. Além de Werder Bremen e Hamburgo, estava na disputa com o Darmstadt – o St. Pauli até podia alcançar em pontos os dois, mas precisava tirar uma diferença de saldo de gols que seria basicamente um milagre.

Como estava em vantagem nos pontos, ao Werder Bremen bastava vencer. Tudo já começou bem aos Werderaner quando Niclas Füllkrug marcou 1 a 0 aos 10 minutos. O segundo gol veio no início da etapa final, aos seis, com Marvin Ducksch. Os 2 a 0 no placar foram o resultado da partida e, como não poderia deixar de ser, virou uma festa dos torcedores da equipe.

O acesso do Schalke 04 estava garantido, mas o título ainda não estava selado. Com 62 pontos, os Azuis Reais poderiam ser ultrapassados pelo Werder Bremen, que poderia chegar a 63. Como o time não deu chance para o azar com uma vitória por 2 a 1 sobre o Nuremberg, ficou com a taça, além do já garantido acesso. Rodrigo Zalazar, em um golaço espetacular do meio-campo e abriu o placar. Lukas Schleimer empatou no final, mas logo depois Simon Terodde, o artilheiro histórico da segundona alemã, fechou a conta em 2 a 1. Foi o 30º gol dele na temporada.

O Darmstadt precisava da vitória e de tropeços dos rivais. Em casa, o time abriu logo 3 a 0 em 38 minutos com gols de Tim Skarkle e dois de Luca Pfeiffer, e já praticamente garantiu a sua vitória. Como os outros resultados não vieram, o time acabou frustrado em quarto lugar com 60 pontos, mesma pontuação do Hamburgo, mas os rivais tinham melhor saldo de gols, o primeiro critério de desempate.

Jogadores do Hamburgo comemoram a classificação aos playoffs (Martin Rose/Getty Images)

O jogo do Hamburgo foi o mais emocionante. Os Rothosen ainda tinham esperança de acesso direto para acabar com o pesadelo que já dura desde 201718, quando o clube foi rebaixado {a segunda divisão, último clube da Bundesliga a experimentar a sensação. São três temporadas seguidas sem conseguir o acesso, mas desta vez o time tinha chance. Precisava vencer o Hansa Rostock, claro.

A história parecia que novamente seria de sofrimento. Aos 13 minutos, Nico Neidhart marcou 1 a 0 para o Hansa Rostock. No começo do segundo tempo, Robert Glatzel marcou 1 a 1, igualando tudo. Aos 30, veio a virada do Hamburgo com Sebastian Schonlau. Aos 40, Mikkel Kaufmann ampliou para 3 a 1, o que encaminhou a vitória. O gol no final de Lukas Fröde diminuiu o placar para 3 a 2, mas não impediu a vitória dos visitantes. O

 Hamburgo chegou a 60 pontos, ficando à frente do Darmstadt no saldo de gols. Vai assim para o playoff contra o Hertha Berlim, 16º da Bundesliga, em busca de uma vaga na Bundesliga. Os duelos já tem data marcada: dia 19, quinta-feira da próxima semana, em Berlim, e no dia 23, segunda-feira, na casa do Hamburgo.

Na parte de baixo da tabela, tudo já estava definido antes da última rodada. O Dynamo Dresden ficou em 16º e vai para o playoff contra o Kaiserlautern, terceiro colocado da terceira divisão. Erzgebirge Que e Ingolstadt caem para a terceira divisão e dão lugar a Magdeburg e Eintracht Branschweig.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo