AlemanhaBundesliga

[Vídeo] Na semana do clássico, relembre o polêmico “bebê chorão” de Dortmund x Bayern

Depois de duas semanas de pausa nos jogos entre clubes europeus, a rodada já retorna com um jogaço no sábado.  Borussia Dortmund e Bayern de Munique fazem clássico no Signal Iduna Park. Pode até ser um duelo com pouca importância na briga pelo título desta temporada. Ainda assim, vale bastante para o moral dos clubes, especialmente diante da rivalidade alimentada nos últimos anos. E também por outros tantos episódios históricos, como um ocorrido em 1996/97, quando ambos os rivais contavam com equipes fortíssimas.

HISTÓRIA: O eterno 11 a 1 que marca a história do clássico entre Bayern e Dortmund

Em 18 de abril de 1997, o Dortmund vivia a expectativa de poder disputar a decisão da Liga dos Campeões pela primeira vez, após vencer o jogo de ida da semifinal contra o Manchester United. Mas, antes de visitar Old Trafford, os aurinegros receberam o Bayern, em jogo que valia bastante na disputa pelo título da Bundesliga. Em um dos lances, Andreas Möller reclamou por uma falta não marcada. E, com fama de simular, o camisa 10 acabou provocado pelo sempre polêmico Lothar Matthäus.

O entrevero, contudo, não rendeu nada de dois cartões amarelos. Empate que também se repetiu no placar: 1 a 1, com gols de Karl-Heinz Riedle e Ruggiero Rizzitelli. Entre os craques em campo naquela tarde, também estavam Kohler, Chapuisat e Ricken pelo Dortmund, além de Kahn, Basler e Klinsmann no Bayern. Já no final da temporada, os bávaros ficaram com a Salva de Prata, enquanto os aurinegros ergueram a Champions pela primeira e única vez, ao baterem a Juventus na final.

No fim das contas, tudo não passou de um momento de cabeça quente dos dois craques. Em 2013, em entrevista à Deustche Welle, Matthäus comentou o episódio: “Andy Möller é um cara legal. Nós nos damos muito bem, conquistamos juntos a Copa de 1990. Mas em campo? Ele estava de camisa amarela e eu, de vermelho. Todos nós sabíamos que ele se jogava. E eu fiz aquele gesto para pedir que ele parasse de chorar como um bebê. Mas não era nada pessoal. Esses momentos adicionam tempero ao esporte”. Tempero este que ainda dá gosto ao clássico deste sábado.

Abaixo, a história contada pelo ótimo canal oficial da Bundesliga no Youtube. O áudio está em inglês e é possível colocar legendas, também em inglês.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo