AlemanhaBundesliga

Uma aula em vídeo sobre a inteligência tática de Thomas Müller dentro de campo

Se ele quase sempre aparece no lugar certo e na hora certa, não é apenas coincidência, mas talento e intuição. Thomas Müller possui uma qualidade rara entre os melhores atacantes do futebol mundial, que o torna tão difícil de definir: a inteligência. Mais que sua qualidade técnica, sua leitura de jogo se sobressai bastante. O jeito como entende o jogo de uma forma sistêmica, do posicionamento dos adversários às possíveis jogadas de seus companheiros. Assim, transformou-se em homem decisivo na seleção alemã e no Bayern de Munique.

O vídeo abaixo ajuda a evidenciar essa capacidade de Müller. Em sua página no Vimeo, Tristan T analisa o papel tático do atacante em partidas recentes. Aponta para a maneira como o alemão quebra as linhas de marcação adversárias e cria as suas chances, ainda que não dê certo sempre, assim como realiza outras funções vitais na pressão exercida por suas equipes. Dá até a impressão de que Müller não vê o jogo necessariamente por seus olhos, como se estivesse acompanhando tudo das arquibancadas. Bastante interessante:

VEJA TAMBÉM: A inteligência rara de Thomas Müller e o poder de decisão que se repete

Thomas Müller Analysis! Der Raumdeuter (2016) from Tristan T on Vimeo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo