Alemanha

Sonhando em voltar, Tuta revela como passado no São Paulo pesou em interesse de rivais

Zagueiro revelado pelo Tricolor despertou o interesse de Palmeiras, Botafogo e Flamengo recentemente

Por mais que nunca tenha atuado profissionalmente no Brasil, Tuta viveu tempo suficiente no São Paulo para nunca esquecer do Tricolor. Uma década separou a criança de nove anos, que chegou em Cotia jogando no meio-campo, de um zagueiro vencedor que se despediu com o título da Copinha, em 2019.

Ter crescido dentro do clube e ter se tornado o jogador de elite que é atualmente no Eintracht Frankfurt, da Alemanha, o faz ter um carinho especial pelo clube até hoje. Também é o suficiente para o jogador já planejar um, como revelou em entrevista exclusiva à Trivela.

— Eu só tenho coisas positivas e muito boas sobre São Paulo no meu coração, um clube que me deu a oportunidade de correr atrás do meu sonho, que me criou praticamente e investiu no meu futebol. Com certeza, sonho um dia em voltar e fazer história para o São Paulo, em estrear no Morumbi e jogar com a torcida que é fanática — confessou em conversa com a reportagem via videoconferência.

Mesmo seis anos após deixar o time da capital paulista, Tuta assiste ao São Paulo e chegou a acompanhar a decisão da Copa do Brasil de 2023, vencida por sua ex-equipe. A única coisa que atrapalha é o fuso horário.

— O sucesso de São Paulo é sempre muito legal de se ver, eles merecem. É um clube que está passando por um momento de certa reformulação, está buscando, se encontrando, achando um caminho e em breve também vai ser um time que vai estar todo ano chegando nas competições e ganhando títulos.

Todo esse apreço pelo São Paulo teve um peso quando Tuta despertou o interesse de três clubes do Brasil.

Interesse de Palmeiras, Flamengo e Botafogo mexeram com Tuta por conta do São Paulo

Há três temporadas somando mais de 40 jogos na Alemanha, Tuta se consolidou como um dos zagueiros brasileiros mais talentosos da Europa e o desempenho não passou despercebido no futebol nacional. Palmeiras, Botafogo e Flamengo, os três times do Brasil com mais capacidade financeira, consultaram o zagueiro entre 2024 e 2025. A consideração pelo São Paulo o fez ter um sentimento diferente ao saber do interesse do trio.

— Acredito que sim [a relação com o São Paulo pesou no interesse de rivais]. É algo que eu tenho em mente, sim. Lá, no fundo, é algo que sei que a minha base, minha casa, é o São Paulo, até pela minha família também é algo que tenho em mente — revelou.

— Mas o futebol é sempre dinâmico, a gente está sempre em constante mudança. […] Com certeza algo que eu tenho em mente é uma volta futura para o Brasil. Claro que seria perfeito também poder jogar no São Paulo. Mas a gente pensa lá na frente, algo que não tem pressa para resolver nada agora — completou.

Ele, porém, tampouco descarta um retorno ao Brasil no curto prazo, desde que seja para um projeto interessante e que o aproxime da seleção brasileira, outro sonho de sua carreira. Zagueiros como Fabricio Bruno e Léo Ortiz foram alguns convocados recentes que tiveram sucesso sem sair do Brasil.

— Analisando os últimos treinadores da Seleção nos últimos anos, muitos jogadores que estão atuando no Brasil foram convocados. Com certeza é uma opção, ainda mais jogando em casa, próximo da família. É algo que tenho em mente e, se houver um projeto que seja próximo ou semelhante ao que eu, meu staff e família buscamos, pensaríamos e tomaríamos uma decisão com carinho. E, claro que, sem dúvida, a Seleção é um objetivo. Então, tudo que colocar a gente nesse caminho é muito válido.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Ou renova contrato, ou sai na próxima janela

O zagueiro Tuta em ação pelo Eintracht Frankfurt
O zagueiro Tuta em ação pelo Eintracht Frankfurt (Foto: Imago)

O contrato do defensor ex-São Paulo com o Frankfurt vai até o meio de 2026 e ele foi consultado, além do trio brasileiro, por clubes da Premier League, da Espanha e Itália, conforme apuração da Trivela no início de maio.

A reportagem também soube que o staff do jogador espera, caso não aconteça nenhuma negociação na próxima janela de transferências, renovar com a equipe alemã.

Questionado se teria alguma liga como alvo para jogar no futuro, Tuta não quis escolher um local, se mostrou tranquilo e assumiu que quer ao menos ficar até o final de seu vínculo no clube alemão.

— Quero cumprir meu contrato com o Frankfurt com tranquilidade, eu venho de cinco temporadas com bastante jogos, principalmente a última, com mais de 40 jogos. […] Tem a janela para conversar, eu estou em contato com meu agente e família. Com o clube também tem conversas bem tranquilas, abertas e tenho certeza que a gente vai solucionar da melhor forma, acho que vai encontrar o caminho para os dois lados da melhor forma.

As temporadas de Tuta pelo Frankfurt

  • 2024/25: 44 jogos (40 como titular)
  • 2023/24: 41 jogos (38 como titular)
  • 2022/23: 44 jogos (43 como titular)
  • 2021/22: 38 jogos (37 como titular)
  • 2020/21: 20 jogos (17 como titular)
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo