Alemanha

Novo desafio: Toni Kroos revela o que fará após a aposentadoria

Eurocopa na Alemanha será o último ato do meio-campista nos gramados

Toni Kroos se aposentará dos gramados. O meio-campista alemão tomou a decisão no final de maio, e já traça planos para a vida pós-Eurocopa. Em entrevista ao jornal As, da Espanha, Kroos foi questionado sobre o futuro e disse que vai trabalhar nas categorias de base do Real Madrid.

— (Ficarei) Principalmente com minha família. Continuarei no podcast com meu irmão Félix. E trabalharei na academia (categorias de base) do Real Madrid. A partir de setembro também terá início a Icon League (novo formato de futsal). Mas também está claro que não vou me envolver em 18 projetos agora para ficar tão ocupado como quando era um jogador ativo — disse Kroos.

Revelado nas categorias de base do Bayern de Munique, Kroos se transferiu para o Real Madrid em julho de 2014. Quase dez anos se passaram desde então. Neste ínterim, o meia protagonizou momentos marcantes em campo, empilhou taças e cravou de vez seu nome na história do clube merengue.

Kroos nunca escondeu o carinho e admiração que sente pelo Real Madrid. Muito pelo contrário. O eterno camisa 8 sempre fez questão de enaltecer a grandeza e história do clube. Seguir trabalhando no time que ele aprendeu a amar certamente é a realização de mais um sonho.

Toni Kroos encerrou a carreira em alto nível, como ele mesmo desejava

Antes de anunciar a aposentadoria, Kroos deixou claro que seu desejo era pendurar as chuteiras performando em alto nível. Aos 34 anos, o alemão atingiu tal objetivo: conquistou sua sexta Champions League, o título de La Liga e manteve a regularidade e elegância em campo — características marcantes da carreira do meia.

— Quero simplesmente ser lembrado como o Toni Kroos, de 34 anos, que no final fez a sua melhor temporada pelo Real Madrid. Eu fiz isso. Considero um elogio que muitas pessoas pensem que o momento chegou cedo demais — pontuou Kroos.

Em sua última temporada, Kroos marcou um gol e concedeu 10 assistências em 48 jogos. O ato final com a camisa do Real Madrid ocorreu em Wembley, na decisão da Champions League. Na ocasião, a equipe merengue bateu o Borussia Dortmund, por 2 a 0, e conquistou pela 15ª vez o título mais importante do futebol europeu.

Toni Kroos pelo Real Madrid

  • 465 jogos
  • 28 gols
  • 94 assistências
  • 22 títulos (5x Champions League, 5x Mundial de Clubes, 4x La Liga, 1x Copa do Rei, 4x Supercopa da Espanha e 3x Supercopa da Uefa)

Eurocopa 2024: a ‘última dança’ de Kroos

Campeão do mundo com a Alemanha em 2014, Toni Kroos quer ajudar seu país a retomar o protagonismo no futebol. Dito isso, a Eurocopa será a última chance do camisa 8 voltar a erguer um troféu pela seleção.

Anfitriã do torneio, a Alemanha encabeça o Grupo A, que também conta com Escócia, Hungria e Suíça. Os alemães estreiam na próxima sexta-feira (17), quando enfrentam os escoceses, a partir das 16h (horário de Brasília).

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo