Alemanha

‘Os jogadores de mais alto nível estão cansados, mentalmente, emocionalmente. Exaustos’, diz Tuchel

O treinador do Bayern de Munique fez novas críticas ao calendário inchado do futebol europeu

Entre seleção e clubes, os jogadores estão ficando cada vez mais exaustos, e a preocupação das autoridades parece ser aumentar a carga de partidas, em vez de diminui-las. Essa é uma reclamação comum de personagens do futebol, de sindicatos dos atletas de países como França e Inglaterra aos treinadores. Principalmente treinadores. Thomas Tuchel, por exemplo, está irritado que o Bayern de Munique volta a campo já nesta sexta-feira após a última Data Fifa.

Tuchel não é um integrante novo da turma. Criticou o calendário quando era treinador de PSG e Chelsea e também já reclamou da mudança de formato da Champions League. O treinador alemão deixou claro que não é um problema específico da Alemanha. Citou Liverpool e Manchester City, que farão um dos jogos mais importantes da temporada da Premier League no primeiro horário de sábado. Tanto Jürgen Klopp quanto Pep Guardiola são outros ferozes críticos do excesso de partidas.

– É claro que essa é uma escolha muito, muito, muito infeliz – disse, em referência ao compromisso do Bayern contra o Colônia, fora de casa, nesta sexta-feira – Quando digo isso, como treinador, será usado como desculpa. Posso dar o feedback dos treinadores das seleções.

– Os melhores jogadores que atuam no mais alto nível na Champions League e pelas seleções estão cansados. Cansados mentalmente, cansados emocionalmente, exaustos. Não se trata apenas dos minutos do jogo. São tantas horas no ônibus, no hotel, no avião enquanto viaja. Isso é estressante. E há uma diferença de fuso horário – disse.

“Limite absoluto”

Tuchel afirmou que o calendário está no “limite absoluto, se não estiver acima dele”, uma perspectiva assustadora diante da tendência dos movimentos das entidades organizadoras de inchar ainda mais o calendário. A Fifa planeja um mega Mundial de Clubes a cada quatro anos, expandiu a Copa do Mundo e chegou a explorar a ideia de realizá-la a cada dois anos.

A Uefa ampliará a Champions League a partir da próxima temporada. A fase de grupos dará lugar a uma fase da liga com oito rodadas, em vez de seis. E apenas os oito primeiros colocados se classificarão diretamente às oitavas de final. Outros 16 terão que passar por um mata-mata adicional com jogos de ida e volta. Ou seja, de duas a quatro datas adicionais.

– No próximo ano, haverá mais dois jogos da Champions League. Isso está no limite. O jogo tem que ser jogado com alegria, com vontade, com entusiasmo. Essa é a base do jogo e a base para inspirar o público. (Esse calendário) não pode ser do interesse dos jogadores. E se não for do interesse dos jogadores, não pode ser do interesse do jogo – terminou.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo