AlemanhaBundesligaEuropaItáliaLa LigaLigue 1Premier LeagueSerie A

Quem é o melhor cobrador de faltas da Europa? Çalhanoglu e Pjanic encabeçam a lista

Cobrar faltas é um talento que envolve certa mística no futebol. Afinal, a qualidade nas bolas paradas mistura doses de talento e de poder de decisão – a capacidade de definir o jogo em apenas um lance. Quase sempre, um golaço. Porque muitas vezes a bola só consegue estufar as redes quando o movimento é executado à perfeição. Uma arte dominada por poucos.

Para discutir quem é o melhor cobrador de faltas da Europa na atualidade, o Opta Sports levantou os dados nas cinco principais ligas do continente. Relacionou todos os jogadores com três gols ou mais em batidas diretas desde a temporada 2013/14, com pelo menos 20 tentativas. E os nomes que aparecem com melhor aproveitamento não surpreendem. O líder em tentos é Hakan Çalhanoglu, com 11 bolas nas redes pelo Bayer Leverkusen na Bundesliga. Já em percentual, ninguém supera Miralem Pjanic. Ao todo, 18,4% das cobranças do romanista morrem no fundo do gol, com sete acertos em 38 tentativas.

Apenas 27 jogadores se enquadram nos requisitos listados pela Opta. E a relação inclui um número respeitável de craques: Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Andrea Pirlo, Luis Suárez, Gareth Bale, James Rodríguez, Steven Gerrard, entre outros. Entretanto, mesmo eles não conseguem se aproximar da eficiência de Çalhanoglu e Pjanic. Enquanto o turco anotou ao menos quatro gols a mais do que o resto, Pjanic é quem mais se aproxima de balançar as redes uma vez em cada cinco tentativas. Talento facilmente comprovado, com os golaços da dupla que se repetem.

faltyas

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!