Alemanha

A próxima revelação do futebol alemão pode estar jogando a segunda divisão da Bundesliga

Aos 18 anos, Can Uzun já é o craque do Nuremberg na Bundesliga 2 e atrai o interesse de gigantes europeus no mercado

Enquanto o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso caminha a passos largos rumo ao título inédito da Bundesliga, a segunda divisão alemã é o palco da próxima joia do futebol do país – ou, quem sabe, mundial. Trata-se de Can Yilmaz Uzun, que tem apenas 18 anos, mas já é o cara do Nuremberg. Mesmo com o Ruhmreiche no meio da tabela, o atacante atrai o interesse de gigantes europeus no mercado.

De longe, Can Uzun é a estrela da equipe, já que marcou 15 gols e deu uma assistência em 24 partidas disputadas na Bundesliga 2, sendo 20 como titular. Mesmo em sua primeira temporada completa entre os profissionais, o atacante já briga pela artilharia do campeonato e, se não fosse pela ausência de um time coletivo mais forte, poderia estar brigando pelo acesso à elite alemã.

Não à toa, Uzun chegou a ser motivo de uma disputa entre as seleções da Alemanha e da Turquia. Mesmo nascido e criado no país da Bundesliga, o atacante optou por defender suas raízes turcas e fez sua estreia pelo país na última Data Fifa. Com tanto talento, o jovem talento não vai durar muito tempo em uma divisão inferior na Europa. E uma mudança é esperada na reabertura da janela de transferências.

E não só gigantes da Bundesliga como Bayern de Munique e Borussia Dortmund estão de olho em Can Yilmaz Uzun. Os clubes da Serie A e da Premier League também querem contratar a jovem promessa do Nuremberg.

Quem é Can Uzun, revelação da Bundesliga 2?

Can Uzun passou por clubes menores do futebol alemão até chegar às categorias de base do Ruhmreiche, onde estreou entre os profissionais em 2023. De lá para cá, o atacante cresceu de desempenho exponencialmente, virando o melhor jogador do Nürnberg com apenas 18 anos. E algumas características da joia turca ajudam a explicar o porquê disso.

Com a bola no pé, Uzun não tem medo de partir para cima dos marcadores para buscar o drible. Um de seus gols na última rodada da Bundesliga 2 dá uma mostra disso, já que o atacante passou por quatro defensores para bater com estilo para o fundo da rede dentro da área. Sem a posse, o craque do Ruhmreiche costuma achar espaços no meio-campo através da velocidade.

Outro detalhe importante é que Can Yilmaz Uzun tem facilidade para também cair para os flancos, não perdendo sua habilidade no lado esquerdo ou na direito, pois sua precisão e compostura quase sempre acabam em gols. O diretor esportivo do Ruhmreiche chegou a dizer em uma entrevista que cada gol do atacante traz “mais um milhão” em uma futura oferta.

Vale ressaltar que a mídia alemã chegou a cravar que Can Uzun já está acertado com o Eintracht Frankfurt, que briga por vaga em competições europeias na Bundesliga. Contudo, o atacante negou a informações e deixou claro que ainda não decidiu onde irá jogar em 2024/25. O Nuremberg já está ciente que vai perder sua joia. Além dos Bávaros e do BVB, o turco está na mira da Internazionale, do Newcastle, do Brighton e do Everton.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo