O gol de Götze rendeu bem mais que o tetra: € 2 milhões doados para crianças carentes

Mario Götze será lembrado por muito tempo como autor de um dos gols mais importantes da história do futebol alemão. No entanto, o chute certeiro do garoto no Maracanã rendeu bem mais do que o tetracampeonato mundial para o Nationalelf. Afinal, o meia soube capitalizar muito bem a sua façanha. E para o bem: o jogador do Bayern de Munique leiloou a chuteira usada na final contra a Alemanha. Arrecadou € 2 milhões que, ao contrário do apelido nada carinhoso de “Judas” possa sugerir, serão doados a crianças carentes.
GALERIA: 25 momentos (carisma) em que a Alemanha foi o Brasil na Copa
Götze realizou o leilão em seu site e direcionou a fortuna à entidade Ein Herz für Kinder, que atua principalmente em projetos educacionais, médicos e sociais com as crianças. São cerca de mil bases do projeto espalhadas pelo território alemão, além de mais de 1,5 mil em outros países – incluindo sete no Brasil.
“Dois milhões, é uma quantia enorme. O legal é que isso é por uma boa causa, não apenas pela chuteira. Ela está no mesmo estado que quando deixei o Maracanã. Ainda tem grama embaixo, nunca voltei a usá-la”, declarou Götze, em entrevista ao jornal Bild, para o qual revelou o valor da doação.
A Alemanha já tinha dado uma aula de generosidade em sua passagem pelo Brasil, pela própria forma como tratou com carinho a população local. Mesut Özil, por sua vez, havia bancado a cirurgia de 23 crianças, que lhe rendeu o prêmio Laureus de “Esporte para o Bem”. Agora, Götze consegue ir além, fazendo com que seu gol renda ainda mais sorrisos, e por uma causa muito mais nobre que o tetra.