Mourinho volta às aulas para conquistar seu grande sonho como treinador
Com Tuchel pressionado no Bayern de Munique, Mourinho se movimenta nos bastidores com intuito de assumir o vice-líder da Bundesliga

Que José Mourinho é um vencedor nato, não é novidade para ninguém. Afinal, não é qualquer um que triunfa e faz história em quatro escolas de futebol completamente distintas: Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália. No entanto, mesmo depois de todo esse sucesso, o treinador português quer mais. Insaciável por conquistas e novos feitos, o Special One tem um sonho: dirigir um clube alemão e desbravar a excelente Bundesliga. E não é que esse sonho pode estar perto de ser realizado…
De acordo com o jornal alemão “Bild”, Mourinho iniciou aulas para aprender o idioma local, em busca de uma oportunidade no Bayern de Munique, principal clube do país. A informação surgiu horas após a acachapante derrota dos Bávaros por 3 a 0, diante do Bayer Leverkusen. O revés para o líder e grande sensação da Bundesliga deixou o Gigante da Baviera a cinco pontos do rival na briga pela ponta da tabela. Pressionado no cargo, o técnico Thomas Tuchel, que está longe de ser unanimidade entre torcida e diretoria, tem contrato até junho de 2025 com o clube.
Na manhã do último domingo (11), torcedores expuseram cartazes pedindo a saída de Tuchel no CT de Säbener Straße, onde o Bayern treina diariamente. O treinador alemão comanda a equipe bávara desde março de 2023 e não vem fazendo um bom trabalho. Apesar do suado título da Bundesliga na temporada passada, os resultados recentes tem minado a confiança dos adeptos no técnico de 50 anos. Tuchel balança no cargo e a possibilidade de saída cresce a cada atuação irregular do time de Munique.
Livre no mercado, José Mourinho seria “um entre vários candidatos” analisados pela alta cúpula do Bayern, segundo o “Bild”. Seu extenso currículo vencedor é bem avaliado por vários dirigentes do clube e pode ser um ponto determinante caso os bávaros realmente decidam buscar um novo nome para assumir a equipe.
Experiência e currículo vencedor: os trunfos de Mourinho que podem ajudar o Bayern
José Mourinho está sem clube desde que deixou a Roma, no dia 16 de janeiro. Para muitos, os métodos de trabalho do técnico português soam como “ultrapassados”, “arcaicos” e “ineficazes” no futebol atual. Bom, este artigo não tem o objetivo de mudar a opinião de ninguém, mas sim reforçar o quão vitorioso e especial Mourinho foi (e ainda pode ser) ao longo de sua brilhante carreira.
Longe do seu auge, porém sempre com uma aura de vencedor. Polêmico, original (ao extremo) e dono de uma personalidade única. A verdade é que o Special One continua sendo uma figura importante para o mundo do futebol. E os números estão aí para provar isso.
Com passagens por oito clubes importantes do cenário europeu (Benfica, Porto, Chelsea, Internazionale, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma), José Mourinho foi campeão nacional em todos os países que passou. Feito gigantesco e digno de alguém que conhece e respira futebol. De quebra, o português recentemente alcançou algo inédito: se tornou o único treinador a vencer os títulos dos três principais torneios da Uefa – Champions League, Liga Europa e Conference League.
Líder nato, Mourinho pode sim ajudar o Bayern. Profundo conhecedor do mundo da bola, o Special One tem perfil ambicioso e estrategista. Frequentemente se concentra em desenvolver um forte plano de jogo e executá-lo com precisão. É bem verdade que viveu maus bocados em seus últimos momentos pela Roma, porém há de ser levar em conta também a superioridade dos rivais locais: Internazionale, Juventus e Milan. Na Alemanha, herdaria um poderoso elenco, que lhe daria cancha e sustentação plena para brigar pelos principais títulos em disputa.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Veja as conquistas de Mourinho na carreira
Porto
- Champions League: 2003/04
- Copa da Uefa: 2002/03
- Campeonato Português: 2002/03 e 2003/04
- Taça de Portugal: 2002/03
- Supercopa de Portugal: 2003
Chelsea
- Premier League: 2004/05, 2005/06 e 2014/15
- Copa da Inglaterra: 2006/07
- Copa da Liga Inglesa: 2004/05, 2006/07 e 2014/15
- Supercopa da Inglaterra: 2005
Internazionale
- Champions League: 2009/10
- Série A: 2008/09 e 2009/10
- Copa da Itália: 2009/10
- Supercopa da Itália: 2008
Real Madrid
- LaLiga: 2011/12
- Copa do Rei: 2010/11
- Supercopa da Espanha: 2012
Manchester United
- Liga Europa: 2016/17
- Copa da Liga Inglesa: 2016/17
- Supercopa da Inglaterra: 2016
Roma
- Conference League: 2021/22