Alemanha

Desentendimento e desilusão: Os motivos que fizeram o Bayern dizer ‘não’ a Thomas Muller

Segundo jornal alemão, jogador aguardava oferta de renovação, mas clube optou por deixá-lo sair após 25 anos

É quase impossível falar de Thomas Muller e não lembrar do Bayern de Munique. Até porque, foi lá que o atacante alemão passou 25 dos 35 anos da sua vida, entre categoria de base e profissional.

Entre muitos jogos e títulos pelo time da Baviera desde que chegou aos 10 anos, o camisa 25 vai deixar o clube ao fim desta temporada, após 25 anos. O anúncio foi feito pelo próprio jogador nas suas redes sociais na manhã deste sábado (05).

Na publicação, porém, o craque alemão deixou claro que, apesar de respeitar a decisão do clube, não concorda.

— O clube tomou a decisão consciente de não negociar um novo contrato comigo para a próxima temporada. Mesmo que isso não esteja de acordo com meus desejos pessoais, é importante que o clube siga suas convicções — desabafo Muller.

Por que o Bayern de Munique decidiu não renovar com Muller?

Muller queria mais. Apesar de já não ser o titular da posição e ter perdido espaço há algum tempo, o atacante de 35 anos esperava uma oferta de renovação de, pelo menos, mais um ano com o time alemão.

Segundo o periódico alemão Bild, o fato da oferta nunca ter acontecido surpreendeu negativamente o jogador com mais partidas (743, até aqui) e mais títulos da história do Bayern (33 no total, sendo 12 da Bundesliga).

O diretor de futebol do clube, Max Eberl, havia falando no início do ano que a renovação entre jogador e clube estava prestes a acontecer. O presidente honorário do Bayern, Uli Hoeneß, no entanto, tinha outra ideia em mente, e expressou que não fazia sentindo estender o contrato do jogador.

Essas declarações, todas em público, desgastaram a relação de Muller com alguns membros da diretoria.

— Mesmo depois de todos esses anos, independentemente dos meus minutos de jogo, ainda me divirto muito estando em campo com os meninos e lutando juntos por títulos, pelas nossas cores. Eu poderia facilmente ter me imaginado nessa função na próxima temporada também — disse o jogador.

Além disso, o alto valor do salário do jogador pesou na decisão de não oferecer um novo contrato. No atual elenco, Muller é um dos atletas com o maior pagamento anual, na casa dos 20 milhões de euros (cerca de R$ 128 milhões). Valor muito alto para os poucos minutos que vem tendo em campo.

Thomas Muller e Harry Kane. Foto: Imago
Sem espaço após a chegada de Harry Kane, Muller vai deixar o Bayern no fim da temporada. Foto: Imago

Nas últimas três temporadas somadas, foram apenas 20 gols marcados em 117 partidas disputadas.

E apesar do número de jogos por temporada terem se mantido altos, com uma média de 40 partidas por ano – já que o atacante pouco se lesiona -, sua influência nos resultados estão cada vez menores.

Na atual temporada, Muller perdeu de vez espaço para Harry Kane, e o técnico Vincent Kompany tem usado o camisa 25 apenas no segundo tempo dos jogos, geralmente nos minutos finais.

Nas 36 vezes em que atual em 2024-25, somou apenas 10 participações em gols, com cinco marcados e cinco assistências. Desses 36 jogos, apenas oito o atacante apareceu no time titular.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Thomas Muller vai se aposentar?

A saída do Bayern de Munique ao fim da atual temporada, no entanto, não deve significar uma aposentadoria para o jogador de 35 anos.

Segundo o periódico alemão Bild, uma das possibilidades é de que Muller siga a sua carreira jogando na MLS, nos Estados Unidos. Por lá, o atacante pode assumir duas funções de uma só vez.

A primeira (e principal), é que ele pode assinar com o Los Angeles FC, parceiro global do Bayern desde 2023. Ao mesmo tempo que defender o time em solo norte-americano, Muller poderia e assumir o papel de embaixador do Bayern nos Estados Unidos.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo