Alemanha

Me devolve, Bayern! Bayer Leverkusen embala contra o Freiburg e retoma liderança da Bundesliga

Leverkusen alcança 25 pontos, e ultrapassa o Bayern de Munique, que goleou o Darmstadt na rodada

O Bayer Leverkusen conquistou sua 5ª vitória consecutiva na Bundesliga ao bater o Freiburg pelo placar de 2 x 1 na tarde deste domingo na Leverkusen Arena. Florian Wirtz, camisa 10 do time de Xabi Alonso, abriu o marcador aos 36 do primeiro tempo, e Atubolu (contra) deu números finais ao confronto. Com a vitória, o time alcançou a marca dos 25 pontos, e retomou a liderança da competição, que provisoriamente ficou nas mãos do Bayern de Munique após a goleada por 8 x 0 diante do Darmstadt.

Já o Freiburg manteve a 8ª colocação com 13 pontos, e perdeu boa chance de encostar na briga por uma vaga na Conference League. Melhor para o Eintracht Frankfurt, que empatou por 3 x 3 em jogo sensacional diante do Borussia Dortmund e está na 7ª posição com 14 pontos. Após bater o Bochum por 2 x 1, em casa, o time do Freiburg voltou a perder na temporada, e agora soma quatro vitórias, um empate e quatro derrotas na Bundesliga.

Na próxima rodada, o Leverkusen enfrenta o Sandhausen, pela Copa da Alemanha, e depois encara o Hoffenheim pela 10ª rodada da Bundesliga, em confronto direto na briga pelo G4. E o Freiburg enfrenta o Paderborn na Copa da Alemanha, e em seguida encara o time do Borussia Monchengladbach, visando a vaga para a disputa da Conference League da próxima temporada.

Leverkusen domina, e Wirtz fura retranca do Freiburg

O Freiburg se limitou a defender no primeiro tempo de jogo na Leverkusen Arena, e foi dominado amplamente nos primeiros 45 minutos de jogo. Precisando da vitória para retomar a liderança do Bayer de Munique, o time de Xabi Alonso foi ao ataque logo no princípio de jogo, e criou uma grande chance com Xhaka, e emendou mais duas oportunidades com Tapsoba e Boniface.

Foram 12 finalizações dos Lowën contra duas do Freiburg, que não conseguia sair de trás, e marcava forte, congestionando o meio-campo com cinco jogadores no esquema 4-1-4-1 armado pelo técnico Christian Streich. Se limitando a fazer faltas, o Freiburg via o adversário criar chances, e perder inúmeros gols. Aos 14 minutos, Grimaldo teve a chance, mas desperdiçou, assim como Xhaka, Palacios e Tah, que também perderam oportunidades reais de gol.

De tanto insistir, o Bayer Leverkusen chegou ao primeiro gol aos 35 minutos com Florian Wirtz, que recebeu assistência de Jeremie Frimpong para mandar para o fundo da rede, e enfim abrir o marcador após tantas chances desperdiçadas. Tapisoba ainda perdeu mais duas oportunidades, e quase foi punido por isso, quando o volante Röhl do Freiburg finalizou com perigo, obrigando Lukas Hrádecký a fazer enorme intervenção no último lance do primeiro tempo.

Leões ampliam, mas se complicam em jogo tranquilo

O segundo tempo de jogo na Leverkusen Arena foi mais equilibrado. Mas Christian Streich demorou um pouco para mexer no time, o que possibilitou para os comandados de Xabi Alonso voltarem com o mesmo ímpeto da primeira etapa, e conseguirem seu segundo gol no jogo antes dos 15 minutos do 2º tempo. Florian Wirtz, o cara do jogo, deu passe para Jonas Hoffman, que mandou para o gol, ainda houve certa dúvida se o tento seria anotado mesmo para o meia, ou considerado contra, já que Atubolu, goleiro do Freiburg acabou tocando na bola por último.

Fato é que após o segundo gol do Leverkusen, o técnico do Freiburg mexeu as suas peças, e promoveu a entrada de Manuel Gulde, que mudou a história do jogo. Kübler, aos 20 minutos, apareceu para tentar diminuir a contagem em favor do time visitante, mas acabou travado no momento do chute. Frimpong ainda respondeu em favor do Bayer, mandando a bola na trave, e quase aumentando o marcador, mas quem anotou mesmo foi Gulde, aproveitando cruzamento na área para, de cabeça, diminuir a vantagem em favor das Raposas.

A partir daí, a figura do jogo se inverteu, e o que parecia uma vitória tranquila do Leverkusen, se transformou em um verdadeiro caos contra o time de Xabi Alonso, que passou a se defender, mais do que deveria, para tentar segurar o resultado. Höler aos 27 minutos chutou com perigo, mas a bola acabou desviando na defesa, e o lateral-direito Sidililla, teve boa chance no minuto seguinte, mas parou em mais uma intervenção brilhante do goleiro Hradecký.

Para tentar sair do sufoco, o herói Wirtz precisou aparecer novamente, e acertou um lindo chute na trave, quase aumentando a vantagem para os Leões. Mas não teve jeito, o time de Leverkusen conseguiu se segurar bem, e garantir uma vitória importante em campo, e que possibilitou ao time voltar para a ponta da tabela da Bundesliga. Florian Wirtz foi o nome do jogo com um gol e uma assistência, e assim, alcançou seu 2º tento na liga e anotou sua 8ª assistência, se caracterizando como um dos principais nomes do time, e da própria competição.

Para o Freiburg resta pegar o que de melhor fez na Leverkusen Arena, e levar para o confronto diante do Monchengladbach, nesta sua corrida pessoal para conseguir uma vaga em alguma competição continental em 2024.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo