Klopp já desistiu de contratar atacante no Dortmund porque ele não comemorava para o time

Não é apenas o trabalho que faz à beira do campo que compõe a figura construída por Jürgen Klopp no futebol. Além dos títulos pelo Borussia Dortmund e do bom trabalho no Mainz, o treinador conquistou a fama que tem hoje através de entrevistas soltas, divertidas, declarações fortes e assertivas e por mostrar, em geral, um amor grande pelo esporte e um respeito às suas principais virtudes. Uma delas, a coletividade, fez Klopp vetar uma contratação que ele mesmo indicara em seus tempos de técnico do Borussia Dortmund.
VEJA TAMBÉM: Klopp alerta Guardiola: Na Inglaterra será mais difícil do que na Alemanha
Em entrevista ao jornal inglês Daily Mirror, o diretor de marketing do Dortmund, Carsten Cramer, revelou um episódio em que Klopp havia identificado um atacante como possível reforço para o clube alemão, pedido sua contratação, mas acabou mudando de ideia após ver a forma como o jogador comemorava seus gols.
“Há uma história que o Jurgen me disse sobre um atacante em que ele estava interessado. Ele assistiu a vários vídeos dele e disse: ‘Eu quero contratar este atacante’. Então, ele o viu jogar, e o atacante marcou um gol. Klopp observou como ele comemorava seu gol e disse: ‘Este cara não é para o Dortmund. Ele está celebrando para si próprio, não para o clube’. Todos os jogadores sabem que o clube é a coisa mais importante. Tenho plena certeza de que a filosofia da marca foi algo importante quando contratamos alguém como o Jürgen Klopp”, contou Cramer.
Infelizmente, o diretor de marketing não revelou quem era o atacante misterioso ou sequer deu alguma dica de onde ele poderia ser. Baseados no padrão de comemorações, poderíamos especular uma série de nomes, mas o importante da história é mesmo a personalidade de Klopp para lidar com a gestão de uma equipe e como mesmo alguém talentoso, que o convenceu com bons lances e gols, não o fez abandonar uma de suas convicções. Em parte, isso ajuda a explicar a idolatria em torno do técnico em todos os clubes pelos quais passou.